metropoles.com

Virose e arrastões no litoral: federação de empresas cobra Tarcísio

Segundo entidade que representa empresários ligados ao turismo, problemas afastam visitantes e prejudicam o comércio nesta temporada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Praia de Santos, no litoral de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Praia de Santos, no litoral de São Paulo - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp), que representa cerca de 502 mil empresas, encaminhou um ofício ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para pedir que ele contenha danos de problemas no litoral paulista. No texto, protocolado na última terça-feira (7/1), os empresários cobram providências nas áreas sanitária, ambiental e de segurança pública.

Entre os temas citados, estão falta de água no litoral norte, o crescente surto de virose na parte sul e arrastões no Guarujá. Segundo a entidade, os prejuízos no turismo da Baixada Santista tem impactado 52 setores da economia.

“Já notamos um forte comprometimento de imagem, com cancelamentos de reservas não só nos hotéis e pousadas, mas também nas locações residenciais de temporada, afetando não apenas este verão, mas todo o ano de 2025”, diz o documento, obtido pelo Metrópoles.

Problemas no litoral paulista

A Fhoresp relata que tem receio de piora na debandada de turistas e também que os problemas gerem desemprego no litoral de São Paulo. Entre as solicitações feitas pela federação a Tarcísio, estão medidas emergenciais e preventivas.

“É um combo explosivo: virose em surto e arrastões. É o ‘apagão’ do nosso litoral”, definiu Édson Pinto, diretor-executivo da entidade, em comunicado. “O Estado precisa intervir, senão, o verão, um dos períodos mais fortes para o turismo, será catastrófico para o setor”, lamentou. “Sem contar que, muitos hotéis, restaurantes e bares do litoral dependem da alta temporada para sair do vermelho e compensar o baixo fluxo ao longo do ano”.

Procurado pelo Metrópoles, nesta quinta-feira (9/1), o governo de São Paulo afirmou que mantém diálogo contínuo com o setor e atua para fomentar a indústria do turismo. “Para reforçar e garantir a segurança de moradores e turistas que frequentam a Baixada Santista e o litoral norte nesta temporada de verão, mais de 3 mil policiais militares foram somados ao efetivo local, com atuação exclusiva no patrulhamento preventivo e ostensivo”, destacou.

Em relação ao surto de virose, a pasta apontou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) monitora o cenário de contaminações na região. “Reuniu-se nesta semana com os municípios para suporte e implementação de medidas a serem adotadas. Além disso, reforçou com a população os cuidados preventivos, essenciais para a redução de casos de doenças transmitidas por água e alimentos”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?