metropoles.com

Feder anuncia multa à própria empresa após atraso de notebooks

Secretário Renato Feder, que foi CEO da Multilaser, disse que empresa será notificada da multa nesta quinta; valor não foi divulgado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Renato Feder
1 de 1 Renato Feder - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – O secretário estadual da Educação, Renato Feder, anunciou nesta quinta-feira (16/3) que a Multilaser, empresa da qual ele foi CEO por 15 anos e ainda é acionista, por meio de uma offshore, será multada por atrasos na entrega de computadores comprados por sua secretaria. Ele não informou, porém, qual será o valor da multa.

A empresa vendeu cerca de 97 mil computadores à secretaria da Educação no fim do ano passado, quando Feder já havia sido indicado para o cargo pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e deveria ter entregue o material até fevereiro. Os contratos são de cerca de R$ 200 milhões.

Conforme o Metrópoles informou, menos de 10 mil equipamentos foram entregues até agora; a empresa alegou dificuldades logísticas para cumprir os prazos.

“A gente vai aplicar multas e as empresas vão ser notificadas. São pelo menos duas empresas que vão ser notificadas provavelmente hoje”, disse Feder, ao término de um evento sobre Educação no Palácio dos Bandeirantes.

A segunda empresa, informou depois a assessoria de imprensa do secretário, seria a Positivo.

O Metrópoles procurou a Multilaser e a Positivo para que elas comentassem a penalização. A Multilaser disse que não foi notificada da decisão e a Positivo não se manifestou. O espaço segue aberto à empresa.

Feder foi CEO da Multilaser por 15 anos, entre 2003 e 2018, e disse que deixaria o conselho da empresa ao ser indicado para o governo de São Paulo – o que fez em 30 de novembro do ano passado.

Porém, como o Metrópoles informou em janeiro, ele continua dono de uma empresa offshore em Delaware, paraíso fiscal dos Estados Unidos. A offshore detém 28,16% das ações da companhia.

Tanto Feder quanto Tarcísio afirmaram não haver conflito de interesse no fato de o secretário da Educação ser dono de ações de uma das principais fornecedoras de tecnologia para a secretaria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?