Fechamento do aeroporto em Porto Alegre deixa passageiros presos em SP
Operações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estão suspensas por tempo indeterminado; companhias sugerem destinos alternativos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Centenas de passageiros que tinham viagem marcada para o Rio Grande do Sul estão presas em São Paulo aguardando que as condições climáticas permitam a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O fechamento decorre das fortes chuvas que castigaram o estado nos últimos dias.
O principal aeroporto do estado fechou as operações por tempo indeterminado na sexta-feira (3/5), levando ao cancelamento de todos os voos com destino à capital gaúcha.
Adib Husein é médico e veio a São Paulo com a mãe, Mesedah Husein, de 72 anos, para visitar um tio que está doente. Eles moram na cidade de Rio Grande e estavam com passagem agendada para retornar para casa via Porto Alegre nesse domingo (5/5), às 10h, mas descobriram, no sábado (4/5) à noite, que isso não seria mais possível.
“Está sendo muito ruim porque a gente fica preso, é muito angustiante ficar sem perspectiva de retorno. Minha mãe está bem preocupada, chega a chorar em vários momentos. Ela é hipertensa e nunca sai de casa. Ela só saiu desta vez, a muito custo, para visitar o irmão caçula, que está doente. Mas nunca abandonou a casinha dela, a hortinha dela, as platinhas dela”, relatou Adib.
Com o fechamento do aeroporto de Porto Alegre, Adib precisou remarcar as consultas da semana e os compromissos dos próximos dias. Para não perder mais de uma semana de trabalho, ele estuda fazer o trajeto até Florianópolis, onde deve ser resgatado de carro por um irmão. “Até o fim de semana vou tentar dar um jeito, nem que seja aos poucos, dando a volta por trás.”
Assim como o médico, a interdição do Aeroporto de Salgado Filho afetou a volta dos passageiros que sairiam de Viracopos (Campinas), Guarulhos e Congonhas. Nesta segunda-feira (6/5), todos os voos das companhias Azul, Latam e Gol com destino a Porto Alegre foram cancelados até o dia 30 de maio. O site do aeroporto da capital gaúcha informa que ainda não há previsão para a retomada das operações.
Queixas nas redes
Pelas redes sociais, os passageiros estudam formas de chegar em casa. Além de Florianópolis, outra alternativa levantada é o aeroporto de Caxias do Sul. Pelo X, a usuária Ana Júlia conta que sua mãe teve o voo do exterior para Porto Alegre cancelado e que está tentando, sem sucesso, transferi-la para um voo para São Paulo.
“Caxias do Sul está ilhada. Florianópolis está sem acesso à POA por ônibus, querem que ela alugue um carro e dirija nas condições em que o estado está?????”, escreveu a usuária.
Remarcação sem custos
Em nota, a Latam disponibilizou a remarcação sem custos de passagens com destino ou origem em Porto Alegre para voos saindo dos aeroportos de Florianópolis, Caxias do Sul ou Jaguaruna. Além disso, os clientes podem pedir o cancelamento com reembolso integral da tarifa.
A Azul disse que irá oferecer voos extras para demais aeroportos da região e que os clientes poderão alterar suas passagens para os destinos alternativos. Também será possível solicitar o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia.
Já a Gol informou que seus clientes poderão remarcar voos chegando ou partindo de todos os aeroportos do Rio Grande do Sul, sem a necessidade de pagar taxa de cancelamento ou de remarcação. O valor da passagem também poderá ser revertido em crédito com a companhia.