metropoles.com

Febre do oropouche no país cresce 200 vezes em relação à última década

Pesquisa indica que casos de febre do oropouche aumentaram quase 200 vezes no Brasil neste ano comparado a última década

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Smith Collection/Gado/Getty Images
Foto colorida de Culex quinquefasciatus, o pernilongo - Metrópoles febre oropouche
1 de 1 Foto colorida de Culex quinquefasciatus, o pernilongo - Metrópoles febre oropouche - Foto: Smith Collection/Gado/Getty Images

São Paulo — Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) indica que, no último semestre, o Brasil teve quase 200 vezes a mais de casos de febre do oropouche que o registrado na última década.

Para o pesquisadores, o aumento das contaminações envolve um surgimento de um nova variante do vírus causador da doença, o arbovírus OROV.

Essa nova variante seria capaz de replicar até cem vezes mais que o vírus original e de evadir parte da resposta imune, ou seja, seria capaz de burlar o funcionamento do sistema imunológico, que protege o corpo.

As informações são fruto de uma pesquisa realizada pelas professoras Ester Sabino e Camila Romano, em parceria com estudiosos da Universidade Federal do Amazonas, Fiocruz Manaus e da Universidade de Kentucky. Os resultados foram publicados em um estudo divulgado em versão pre-print (artigo sem revisão por pares) na revista MedRxiv.

A doença, que já é documentada na América do Sul desde a década de 1950, passou por uma expansão geográfica no últimos semestre. Com casos registrados em 21 estados do Brasil, as infecções passaram a acontecer em áreas anteriormente não endêmicas.

Na última semana, o estado de São Paulo confirmou os primeiros casos autóctones da febre. Ao todo, foram cinco contaminados. Nenhum possuía histórico de viagem para locais com alto registro da doença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?