Fãs e amigos homenageiam Zé Celso no Teatro Oficina: “Era uma força”
O Teatro Oficina, no Bixiga, centro de São Paulo, foi criado por Zé Celso; dramaturgo morreu nesta quinta-feira (6/7)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Teatro Oficina, no Bixiga, centro de São Paulo, foi o local escolhido por fãs e amigos de Zé Celso para prestar homenagens. Logo depois do anúncio da morte do dramaturgo, nesta quinta (6/7), as pessoas começaram a chegar ao espaço, fundado por ele, aos poucos.
Acostumada a frequentar o teatro para assistir as peças do dramaturgo, a revisora Paula Benites chegou ao espaço carregando um vaso de violetas. “Ele era uma força. Nossa pulsão de arte”, afirma a jovem, que deixou o trabalho para prestar a homenagem.
O americano Toddy Lester também trouxe flores para homenagear Zé Celso: “Eu lembro a primeira vez que perguntei do Teatro Oficina. A minha vizinha falou: ‘ah, o teatro do Zé Celso'”.
“Essa esquina é uma peça de arte”, afirma Toddy.
A moradora de rua Maria José Souza, que dorme em um viaduto ao lado do teatro, também foi até o local emocionada: “Ele me ajudou muito com cesta básica”.
A funcionária pública Euridice Sacramento mora a poucos metros do teatro. Ela lembrou com carinho de Zé Celso. Segundo ela, o dramaturgo era “querido no bairro e estava lutando para melhorar a qualidade de vida da região”.
A coordenadora de limpeza do teatro, Roseli Aparecida, 60 anos, se emocionou ao falar de Zé Celso: “Tudo o que eu sou hoje agradeço a ele”.
Também funcionário do espaço, Cristiano Lisboa, 35, disse que Zé Celso era uma pessoa humilde e ajudava a todos. Ele contou que trabalha no local há dez anos e, quando chegou, enfrentava uma depressão profunda.
De acordo com ele, Zé Celso e o Teatro Oficina foram responsáveis pelo seu resgate: “Aqui foi onde eu me reencontrei”.
Incêndio
José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso, morreu aos 86 anos, na capital. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, após um incêndio atingir o apartamento em que ele morava.
No incêndio, Zé Celso sofreu queimaduras de segundo grau no rosto, nas pernas e nos braços. Outras três pessoas que estavam no apartamento inalaram fumaça e estão sob observação médica.
A causa do incêndio ainda é investigada. Há a suspeita de que tenha começado por meio do aquecedor, ligado pelo próprio dramaturgo.
Zé Celso é um dos principais nomes das artes cênicas no Brasil. Ele ficou conhecido, principalmente, por fundar o Teatro Oficina, uma das maiores e mais antigas companhias de teatro do país.
Ele começou a se interessar por arte ainda criança, quando brincava de representar as mais diversas realidades no quintal de sua casa.