Fãs de Pelé já fazem fila para acompanhar velório na Vila Belmiro
Corpo de Pelé será velado no estádio do Santos a partir das 10h desta segunda-feira (2/1); sepultamento será no dia seguinte em um mausoléu
atualizado
Compartilhar notícia
Santos – Fãs e admiradores de Pelé já começaram a se concentrar na tarde deste domingo (1º/1) em frente à entrada do estádio da Vila Belmiro, em Santos, onde o Rei do Futebol será velado a partir desta segunda-feira (2/1)
Saulo Duarte Soares, de 36 anos, saiu de Juquiá, no interior do estado, e veio de ônibus para Santos. Primeiro da fila, ele conta que chegou no sábado (31/12), passou a virada do ano na praia e dormiu em frente à Vila Belmiro, onde pretende ficar até a abertura dos portões.
“O Pelé tem um tamanho que a gente não consegue nem mensurar. Acho que dá para falar que a grandeza dele é infinita. As próximas 30, 40 gerações ainda vão estar falando de Pelé” , disse Soares, emocionado.
O segundo da fila, Emílio Carmo de Lima, de 58 anos, contava emocionado da única vez que viu Pelé jogar in loco. “Eu vi o Pelé no estádio uma vez, já no fim da carreira dele, um Santos e Palmeiras no Parque Antártica. 1 a 1. Gol dele e de Ademir da Guia”.
O pintor que mora em São Paulo chegou na tarde deste domingo à fila, quase 20 horas antes do início do velório. “Vou dormir aqui, trouxe pão, mortadela. O vizinho me deu esse banquinho. Então vou ficar aqui mesmo. Só não sei a hora que vou sair”.
Já o aposentado Antônio da Paz, de 69 anos, ficou acampado por três dias em frente ao Hospital Albert Einstein, onde Pelé morreu na tarde de quinta-feira (29/12). Seu Antônio veio para Santos logo na sequência.
“Pelé brincava com a bola. Parecia que era a bola que corria atrás do Pelé. Lembro até hoje de quando ele fez o milésimo gol, no Maracanã. Ouvi pelo rádio. Então por tudo isso vale a pena a gente estar aqui”, diz, também bastante emocionado.
Além dos fãs do rei, o entorno da Vila Belmiro na noite deste domingo recebe uma alta quantidade de turistas e jornalistas, inclusive estrangeiros. De acordo com o Santos Futebol Clube, cerca de 8 mil profissionais de imprensa se credenciaram para a cobertura do velório.
A cerimônia está prevista para começar às 10h e terminar às 10h do dia seguinte, terça-feira (2/01), quando o corpo sairá em cortejo pelas ruas da cidade até o Memorial Necrópole Ecumênica, onde o rei será sepultado em um mausoléu.