Faria Lima e mais 2 vias recebem faixa azul para motos nesta segunda
Na Faria Lima, serão 9,2 km da motofaixa azul, que busca reduzir número de mortes de motociclistas na cidade; na zona norte, serão 8,6 km
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura inaugura nesta segunda-feira (4/12) três novas motofaixas do programa Faixa Azul, que busca evitar mortes de motociclistas no trânsito da cidade. Uma delas será na Avenida Brigadeiro Faria Lima, centro financeiro do país, na zona sul da capital. As outras duas ficam na zona norte, nas avenidas Zaki Narchi e Luiz Dumont Villares.
“Na Faria Lima, as sinalizações que definem o espaço da Faixa Azul estarão entre a Avenida Pedroso de Moraes e a Rua Michel Milan, em ambos os sentidos, totalizando 9,2 km. Neste segmento, o fluxo diário é de 8 mil motociclistas”, informou a Prefeitura, em nota.
Já na zona norte, as duas faixas somam outros 8,6 km de extensão, para um volume estimado em 19,5 mil motocicletas por dia.
A Faixa Azul é um programa que se desenvolve em regime de testes, com parceria da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Entre janeiro do ano passado e setembro desde ano, ela funcionou em um trecho de 5,5 km da Avenida 23 de Maio, principal artéria de ligação entre o norte e o sul da cidade. Neste período, não houve registro de morte de nenhum motociclista.
Empolgados com o resultado, os técnicos da Prefeitura montaram um plano de expansão do programa e, atualmente, há 60,7 km de faixas exclusivas em operação. A meta da Prefeitura é terminar o ano que vem com 200 km de faixas.
A Faixa Azul é, literalmente, uma faixa azul sinalizada no asfalto que funciona como um corredor exclusivo para motos. Elas ficam pintadas em vias com ao menos três faixas de circulação de carros, entre duas faixas exclusivas para carros, de forma a ficar distante de corredores de ônibus – acidentes envolvendo coletivos são mais letais para os motociclistas, segundo os técnicos da Prefeitura.