metropoles.com

Falta de policiais civis bate recorde e déficit chega a 38,5% em SP

Falta de policiais civis nas delegacias de SP atinge 38,5% das vagas pevistas; maior déficit é na carreira de investigador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de São Paulo
Viatura da Polícia Civil de SP
1 de 1 Viatura da Polícia Civil de SP - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

São Paulo – A falta de policiais civis, responsáveis por esclarecer crimes e atender a população nas delegacias, bateu novo recorde em São Paulo. O déficit chegou a 38,5% em novembro, segundo levantamento de sindicato da categoria.

Hoje, a Polícia Civil de São Paulo tem 41.912 cargos previstos, mas apenas 25.763 estão ocupados. Os dados são do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo).

A maior defasagem é na carreira de investigador, com 3,9 mil cargos vagos, de acordo com o balanço. Em seguida, aparecem a de escrivão (3,8 mil), agente policial (1,5 mil) e delegado (958).

‘Quadro assustador’

O levantamento mostra, ainda, que o déficit na Polícia Civil é crescente. Em 2017, antes da gestão João Doria e Rodrigo Garcia (PSDB), o índice era de 27,2%.

Para a delegada Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp, o quadro é “assustador” e traz “reflexos diretos no serviço oferecido aos paulistas”.

“A alta defasagem impacta na investigação de crimes e no próprio policial civil, que acaba trabalhando sobrecarregado, assim como afeta também a vida do cidadão, que não consegue se sentir seguro o suficiente para sair de casa”, afirma.

Recomposição

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) afirma que “investe continuamente na valorização, ampliação e recomposição do efetivo policial”. Segundo a pasta, 2.589 policiais foram contratados nesta última gestão.

“Em 8 de agosto, foi publicado no Diário Oficial a autorização para contratação de 3,5 mil policiais civis e técnico-científicos – sendo 1.333 escrivães, 1.250 investigadores, 552 delegados, 249 peritos criminais e 116 médicos-legistas”, afirma.

“Além disso, estão em andamento concursos para contratação de 2.750 novos policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?