Falta de energia deixa bairros de 13 cidades da Grande SP sem água
Segundo balanço da Sabesp, só na capital há 18 bairros em que o fornecimento de água tem problemas; empresa pede economia
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A cidade de São Paulo e outros 13 municípios da região metropolitana da capital enfrentam problemas no abastecimento de água em decorrência da falta de energia que atinge a região na tarde deste sábado (4/11), quase 24 horas após o início das fortes chuvas que atingiram o estado na tarde de sexta-feira (3/11).
Por meio de nota, a Sabesp, estatal encarregada do fornecimento de água e coleta de esgoto, informou que “está em constante contato com as concessionárias de energia para restabelecer as instalações o mais breve possível, mas ainda não há previsão de regularização do fornecimento para todas as áreas”.
Ainda segundo a Sabesp, “a falta de energia paralisou instalações e estações elevatórias da empresa, afetando o nível dos reservatórios e, consequente, o abastecimento de água em diversas regiões”.
A empresa admite problemas nas cidades de Itapecerica da Serra, Mauá, Cotia, Santo André, Diadema, Osasco, Barueri, Guarulhos, Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim e Suzano, além do município de São Paulo.
Na capital, a crise atinge os bairros Americanópolis, Vila Clara, Vila Mariana, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Joaniza, Campo Grande, Pedreira, Cidade Ademar, Chácara Flora, Jardim Promissão, Morumbi e Capão Redondo, na zona sul, e São Mateus, Itaquera, Santa Etelvina, Guaianazes e Cidade Tiradentes, na zona leste.
A companhia não informou o total de usuários prejudicados, mas alguns dos bairros citados pela empresa são os mais populosos da cidade, com milhões de moradores.
“É recomendável que os clientes priorizem o uso da água das caixas-d’água para higiene e alimentação até que o abastecimento esteja normalizado”, informou a Sabesp.