Falha elétrica interrompe circulação de trens na Linha 9-Esmeralda
Trens não operam entre estações Bruno Covas e Jurubatuba da Linha 9 – Esmeralda nesta sexta-feira; sistema Paese foi acionado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Uma falha no sistema elétrico da Linha 9-Esmeralda interrompeu a circulação de trens entre as estações Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e Jurubatuba nesta sexta-feira (30/6).
De acordo com a ViaMobilidade, concessionária que administra a linha, técnicos seguem atuando para identificar a causa da falha e restabelecer a operação. Ainda não há previsão para que o sistema volte a funcionar.
No momento da falha, passageiros que estavam nos trens tiveram que descer dos vagões e caminhar a pé pelos trilhos. O Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado para disponibilizar 40 ônibus aos usuários da linha que não têm como chegar aos seus destinos.
De acordo com a ViaMobilidade, a circulação de trens entre as estações Jurubatuba e Osasco continua normal.
Investimento de R$ 87 milhões
Em abril, a ViaMobilidade apresentou uma proposta de investimento de R$ 87 milhões em melhorias em seus serviços, após sucessivas falhas de operação.
A companhia entrou na mira do Ministério Público de SP (MPSP), que chegou a pedir o cancelamento da concessão com o governo de São Paulo.
Um relatório do MPSP divulgado no final de março listou 48 procedimentos que deveriam ser adotados pela ViaMobilidade para corrigir problemas.
Na ocasião, o promotor Silvio Marques afirmou que a empresa não estava cumprindo o contrato e que havia “elementos mais que suficientes” para a gestão de Tarcísio de Freitas suspendê-lo.