Falha na Linha 8-Diamante paralisa fluxo de trens e atrasa passageiros
Segundo ViaMobilidade, empresa que administra linha, fluxo de trens foi normalizado; falha ocorreu em aparelho que sinaliza mudança de via
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Passageiros da Linha 8-Diamante dos trens de São Paulo, administrada pela ViaMobilidade, enfrentam dificuldade para chegar ao trabalho na manhã desta quarta-feira (21/2), devido à interrupção na circulação de trens entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda. De acordo com a empresa, o fluxo foi interrompido devido a uma falha no aparelho que realiza a mudança de via.
Até por volta de 7h10, o intervalo médio de espera era de 7 minutos entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri e de 14 minutos entre as estações Barueri e Itapevi. A concessionária usou uma estratégia de looping, com ida e volta de trens no trecho entre as estações de maior fluxo de pessoas, com o objetivo de redução dos intervalos.
A recomendação era para que os passageiros que precisam utilizar o trecho seguissem pela linha 7-Rubi entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz. Segundo a ViaMobilidade, o funcionamento da linha foi normalizado.
Segundo a concessionária, nesta quarta-feira são realizadas reformas e manutenções em elevadores nas estações Itapevi e Jardim Silveira, da Linha 8-Diamante.
A Linha 9-Esmeralda, também administrada pela concessionária, não apresentou problemas.
Acordo com MPSP
Após sucessivas falhas nas linhas 8 e 9 e ameaças de ter o contrato de concessão cassado, a ViaMobilidade chegou a um acordo com o Ministério Público de São Paulo, em que se comprometeu a realizar melhorias nas linhas, no valor de R$ 786 milhões.
Entre elas, estão obras nas estações Barra Funda e Presidente Altino, ampliação da quantidade de bloqueios e acessos da Estação Autódromo de Interlagos, reforma da estação Antônio João e a implantação de um sistema para permitir que os passageiros acessem detalhes das linhas pelo celular.