Falha de comunicação causa atraso de voos no Aeroporto de Guarulhos
Intermitência no sistema de navegação causou atrasos pontuais no Aeroporto de Guarulhos. Equipes trabalham para solucionar o problema
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Voos do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, estão com atrasos pontuais por falha de comunicação nesta quinta-feira (29/8).
De acordo com o aeroporto, aconteceu uma “intermitência no sistema de navegação (GNSS) que é específico para aeronaves”. Eles acrescentam que o problema envolve algumas empresas aéreas.
A assessoria do local afirmou que os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente e que os planos de contingência já estão acionados. Equipes técnicas trabalham para identificar e solucionar o problema.
Na noite desta quinta-feira (29/8), após a normalização dos serviços, a Força Aérea Brasileira (FAB), informou que a instabilidade de recepção do sinal de GPS pelas aeronaves que operavam no aeroporto de Guarulhos, nas decolagens da cabeceira 10L, afetou a capacidade dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite destas aeronaves.
As causas do problema estão sendo apuradas pela concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, com o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Além disso, uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo foi acionada para realizar a inspeção de radiomonitoragem no entorno do aeroporto, com o intuito de investigar as causas do problema.
A FAB esclareceu que dispõe de procedimentos alternativos ao sistema de navegação, permitindo a continuidade de pousos e decolagens sem interrupções.