Faixa Azul exclusiva para motos chega ao Minhocão, no centro de SP
Faixa azul separa motociclistas de carros; sinalização foi finalizada no Elevado João Goulart, o Minhocão, e na avenida do Cursino
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Prefeitura de São Paulo concluiu, nessa quinta-feira (27/6), a implantação de dois novos trechos de faixas exclusiva para motociclistas, a chamada Faixa Azul. Agora, a sinalização também está no Elevado João Goulart – o Minhocão – e na avenida do Cursino, na zona Sul da capital.
Na região do Minhocão, no centro da cidade, foram finalizadas 5,5 km de Faixa Azul entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt. Já na avenida do Cursino, na zona sul, estão prontos 1,74 km, entre as ruas Dom Villares e a Marcos Fernandes.
A Faixa Azul funciona como uma sinalização de asfalto que separa uma faixa exclusiva para motocicletas, entre as demais faixas de circulação para carros. Ao todo a prefeitura tem a meta de ter 200 km sinalizados até o fim de 2024.
As faixas exclusivas são uma aposta do governo do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para aumentar a segurança na transito de São Paulo, sob a justificativa que elas reduzem o risco de acidentes fatais.
A princípio, a Faixa Azul era considerada uma “zonas livres de morte”, mas, em maio deste ano, a Prefeitura confirmou a ocorrência de quatro acidentes fatais com motociclistas que estavam circulando na faixa exclusiva.
Um levantamento feito em janeiro deste ano com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga) mostrou que não houve um recuo do número total de óbitos de motociclistas na capital após a instalação da sinalização, em 2023.