metropoles.com

Extorsão é o crime que mais provocou prisão de policiais civis em SP

Ao todo, 246 policiais civis foram presos em cinco anos; violência doméstica e tráfico de drogas completam a lista dos crimes mais comuns

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCGO/Divulgação
Polícia Civil de Goiás faz buscas em casa de correspondente bancária acusada de golpe
1 de 1 Polícia Civil de Goiás faz buscas em casa de correspondente bancária acusada de golpe - Foto: PCGO/Divulgação

São Paulo — Em cinco anos, 246 policiais civis foram presos no estado de São Paulo, representando uma prisão por semana. Casos de extorsão, violência doméstica e tráfico de drogas lideram a lista de crimes atribuídos a agentes da Polícia Civil, obtida pelo Metrópoles.

Entre 2018 e 2022, 40 policiais civis foram presos sob a suspeita de terem extorquido dinheiro, número que representa 16% de todas as detenções de agentes no período. A prática é feita, geralmente, contra criminosos ligados ao tráfico de drogas.

Em maio deste ano, o Metrópoles mostrou que cinco policiais do 49º DP (São Mateus) foram levados à Corregedoria da Polícia Civil para prestar esclarecimentos após serem denunciados anonimamente por supostamente pedir dinheiro em troca da liberação de droga apreendida com traficantes.

Os agentes negaram as acusações. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso segue sob investigação na Corregedoria, por meio de um inquérito policial.

Depois da extorsão, o crime de violência doméstica foi a segunda maior causa de prisões de policiais civis no período, com 24 casos, seguido de envolvimento com o tráfico de drogas, com 21. Entre janeiro e setembro deste ano, 27 policiais civis foram presos por diversos crimes, liderados por concussão (4), que é a vantagem indevida exigida por servidor público.

Demitidos

Segundo registros da Polícia Civil, entre janeiro e setembro do ano passado, 13 policiais foram demitidos ou expulsos da instituição, sob suspeita de ilegalidades. O tipo de crime com maior número de expulsões foi o envolvimento com o tráfico de drogas, com seis casos, seguido das ocorrências de corrupção, com quatro.

Ao longo de todo o ano de 2021, foram 19 expulsões, das quais 10 por corrupção. O ano de 2020 foi o que mais registrou demissões (37), superando as 19 do período pré-pandemia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?