Expresso Aeroporto sairá da Barra Funda a partir de sexta-feira em SP
Expresso Aeroporto sairá da Estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste de SP, em direção a Cumbica, em Guarulhos, a partir de sexta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Expresso Aeroporto, que liga a capital paulista até Cumbica, em Guarulhos, começa a operar nesta sexta-feira (1º/9) a partir da Estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. O anúncio foi feito nesta quarta (30/8) pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.
O trem parte atualmente da Estação da Luz, na região central, e chega até a Aeroporto-Guarulhos, distante cerca de 2,5 km dos terminais de embarque em Cumbica. A conexão com aeroporto internacional é feita hoje por ônibus.
Está prevista para 2024 a inauguração do Aeromóvel (chamado anteriormente de “people mover”), um pequeno trem que fará esse trajeto e está sendo construído pela concessionária GRU Airport. O serviço é gratuito e deverá percorrer a distância em 15 minutos.
O Expresso Aeroporto fará paradas nas estações da Luz e Guarulhos-Cecap no trajeto de ida. Na volta, para também na Estação Brás.
O projeto contou com obras para adaptar a plataforma 5 da Estação da Luz, que comporta até hoje apenas três vagões — os passageiros precisavam caminhar dentro do trem, após o embarque, para se distribuir ao longo da composição. Na Barra Funda, embarque e desembarque serão realizados na plataforma 10.
Em abril, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Pedro Moro, disse ao Metrópoles que não era possível mensurar de quanto seria o acréscimo no fluxo de passageiros com as viagens tendo início na Barra Funda. Segundo Moro, entretanto, deveria ocorrer um aumento na demanda porque o terminal na zona oeste recebe passageiros de ônibus do interior e de outros estados.
Em abril, Moro estimava em 22 mil passageiros por dia na Linha 13-Jade, a do Expresso Aeroporto, incluindo aqueles que usam por outros motivos que não apenas seguir para o aeroporto de Guarulhos.
A CPTM também tem realizado obras para expandir a Linha 11-Coral também até a Palmeiras-Barra Funda, o que deve acontecer até 2024, segundo a companhia. Está prevista a construção de uma subestação de energia.