metropoles.com

Expresso Aeroporto sairá da Barra Funda a partir de sexta-feira em SP

Expresso Aeroporto sairá da Estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste de SP, em direção a Cumbica, em Guarulhos, a partir de sexta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de SP
Imagem mostra trem vermelho, da CPTM, que circula em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra trem vermelho, da CPTM, que circula em São Paulo - Metrópoles - Foto: Divulgação/Governo de SP

São Paulo — O Expresso Aeroporto, que liga a capital paulista até Cumbica, em Guarulhos, começa a operar nesta sexta-feira (1º/9) a partir da Estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. O anúncio foi feito nesta quarta (30/8) pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.

O trem parte atualmente da Estação da Luz, na região central, e chega até a Aeroporto-Guarulhos, distante cerca de 2,5 km dos terminais de embarque em Cumbica. A conexão com aeroporto internacional é feita hoje por ônibus.

Está prevista para 2024 a inauguração do Aeromóvel (chamado anteriormente de “people mover”), um pequeno trem que fará esse trajeto e está sendo construído pela concessionária GRU Airport. O serviço é gratuito e deverá percorrer a distância em 15 minutos.

O Expresso Aeroporto fará paradas nas estações da Luz e Guarulhos-Cecap no trajeto de ida. Na volta, para também na Estação Brás.

O projeto contou com obras para adaptar a plataforma 5 da Estação da Luz, que comporta até hoje apenas três vagões — os passageiros precisavam caminhar dentro do trem, após o embarque, para se distribuir ao longo da composição. Na Barra Funda, embarque e desembarque serão realizados na plataforma 10.

Em abril, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Pedro Moro, disse ao Metrópoles que não era possível mensurar de quanto seria o acréscimo no fluxo de passageiros com as viagens tendo início na Barra Funda. Segundo Moro, entretanto, deveria ocorrer um aumento na demanda porque o terminal na zona oeste recebe passageiros de ônibus do interior e de outros estados.

Em abril, Moro estimava em 22 mil passageiros por dia na Linha 13-Jade, a do Expresso Aeroporto, incluindo aqueles que usam por outros motivos que não apenas seguir para o aeroporto de Guarulhos.

A CPTM também tem realizado obras para expandir a Linha 11-Coral também até a Palmeiras-Barra Funda, o que deve acontecer até 2024, segundo a companhia. Está prevista a construção de uma subestação de energia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?