metropoles.com

Expresso Aeroporto de Guarulhos sairá da Barra Funda até o fim do ano

Presidente da CPTM diz que Expresso Aeroporto partirá da Barra Funda ainda este ano; trecho final de 2,5 km ainda é feito por ônibus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de SP
CPTM 1_resized_compressed
1 de 1 CPTM 1_resized_compressed - Foto: Divulgação/Governo de SP

São Paulo — O presidente da CPTM, Pedro Moro, afirmou que o Expresso Aeroporto, que faz a ligação da estação da Luz com o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deverá operar a partir da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, ainda este ano.

A previsão inicial era de que isso só seria possível em 2024.

Segundo Moro, vem sendo realizada uma obra complexa para possibilitar a chegada da Linha 11-Coral à Barra Funda, que dependerá da instalação de uma subestação de energia, capaz de atender os trens que circulam por ela de quatro em quatro minutos no horário de pico.

Como o Expresso Aeroporto, na Linha 13-Jade, tem frequência de uma em uma hora, a energia da subestação já existente dá conta, segundo Moro. “Por isso, a gente consegue antecipar. Dependemos hoje única e exclusivamente da finalização da sinalização”, disse. “Ainda não tenho uma data definida. Será no segundo semestre. Mais provável, para o quarto trimestre deste ano.”

O presidente da CPTM afirmou que a chegada do Expresso Aeroporto à estação Barra Funda deverá provocar um aumento no número passageiros, porque está mais próxima da Marginal Tietê e é mais facilmente acessada por carros do que a Luz.

Fora isso, cita também o fato de a Barra Funda ser ainda um terminal rodoviário com ônibus vindos do interior e de outros estados, o que deverá colaborar para o aumento da demanda.

Segundo Moro, não é possível estimar de quanto será esse acréscimo no fluxo de passageiros. “Os modelos matemáticos capturam a demanda projetada específica para trabalho e lazer, por exemplo. Já a demanda para o aeroporto é esporádica, depende da quantidade de passageiros que vão embarcar em determinado voo”, explica.

Hoje, de acordo com Moro, são cerca de 22 mil passageiros/dia na Linha 13-Jade, a do Expresso Aeroporto, incluindo aqueles que usam por outros motivos que não apenas seguir para o aeroporto de Guarulhos, também conhecido como Cumbica.

Sobre a ligação da estação Aeroporto-Guarulhos com os terminais de passageiros de Cumbica, Moro disse que o “people mover” (pequeno trem que fará essa ligação) ficará pronto em 2024. Até lá, como já acontece atualmente, será necessário fazer esse trajeto de 2,5 km com ônibus.

O presidente da CPTM também disse que ainda não é possível definir a partir de quando o intervalo entre os trens do Expresso Aeroporto será menor do que 60 minutos.

“O aumento na frequência depende de outros fatores. Na nossa visão, o ideal seria de 30 em 30 minutos”, disse. Segundo ele, são necessários ajustes no fluxo entre as estações Brás e Luz, na região central, para que seja possível reduzir o tempo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?