metropoles.com

Explosão em fábrica de produtos tóxicos tem 3ª morte confirmada

Explosão atingiu sede da Innove Química, em Sertãozinho (SP), e deixou três mortos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vítima de explosão em fábrica de química em Sertãozinho. - Metrópoles
1 de 1 Vítima de explosão em fábrica de química em Sertãozinho. - Metrópoles - Foto: null

São Paulo — A explosão que atingiu a sede da Innove Química, fábrica de produtos químicos em Sertãozinho, interior de São Paulo, no último dia 11, deixou três mortos. A informação foi confirmada pela Defesa Civil da cidade e pela funerária responsável pelos sepultamentos.

Conforme nota publicada pela fábrica nas redes sociais, um princípio de incêndio em um veículo de empresa terceirizada desencadeou uma onda de choques e explosões múltiplas nos insumos tóxicos, causando destruição do veículo e atingindo imóveis nas proximidades. Um vídeo registrou o momento do acidente:

Alguns funcionários e prestadores ficaram feridos. Além disso, moradores do entorno da fábrica precisaram deixar as casas e foram realocados em hotéis.

De acordo com a Defesa Civil, na segunda-feira (14/10) o quarteirão onde fica a fábrica foi liberado para os moradores. No entanto, as casas mais próximas do local da explosão ainda seguem interditadas, informou o órgão ao Metrópoles.

A funerária Mazzer, de Sertãozinho, confirmou a morte de Estevão Felisberto Campanini no dia 16. Outro funcionário da Innove, identificado como Aparecido Olimpio Bernardino, morreu no dia 17. Nesse domingo (20/12), foi anunciada a terceira morte decorrente da explosão. A vítima se chamava Gabriel Augusto da Silva, de 24 anos.

Investigação e multa

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu multa no valor de R$ 16,75 milhões contra a fábrica de produtos químicos pelos danos ambientais causados em decorrência da explosão seguida de incêndio nas dependências de seu depósito.

“Considerou-se como agravante para aplicação da penalidade as vítimas do acontecido, bem como o desalojamento da comunidade no entorno da área, que foi diretamente afetada pela poluição do ar e pelo fogo causado”, afirmou a Cetesb em nota.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o caso mencionado é investigado, por meio de inquérito policial, na Delegacia de Sertãozinho.

“A autoridade policial aguarda a elaboração dos laudos para realizar a análise. O motorista do caminhão e os policiais militares que atenderam a ocorrência foram ouvidos. A equipe da unidade prossegue com as diligências para esclarecer todos os fatos”, diz comunicado da pasta.

Em nota ao Metrópoles, a Innovare Química informou que ainda não foi notificada de qualquer autuação por parte da Cetesb. A empresa disse que as causas do acidente são investigadas pela Polícia Civil com apoio da Polícia Científica. “Ainda não há evidência das causas”, apontou.

A Innovare afirmou que está dando apoio às vítimas e seus familiares em todas as suas necessidades, inclusive assistência psicológica. Está tomando, ainda, “todas as providências necessárias em relação à limpeza do local, das ruas do entorno e dos terrenos para neutralização de odor e tratamento dos resíduos”.

Oito imóveis foram impactados pela ocorrência, segundo a empresa. Duas casas já foram liberadas. “Os demais imóveis, já periciados, têm previsão de que em até 120 dias sejam reformados/reconstruídos e entregues aos proprietários”, informou a Innovare.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?