metropoles.com

Ex “Vale da Morte”, Cubatão está entre cidades com boa qualidade do ar

Cetesb aponta Cubatão, Santos e São Sebastião como únicas cidades com qualidade do ar considerada boa no estado de SP neste sábado (14/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida de vista aérea de Cubatão (SP)
1 de 1 Imagem colorida de vista aérea de Cubatão (SP) - Foto: Divulgação

São Paulo — Conhecida nas décadas de 1970 e 1980 como “Vale da Morte” por seus altos níveis de poluição, Cubatão, no litoral de São Paulo, é uma das três cidades no estado a ter a qualidade do ar considerada boa neste sábado (14/9), segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Santos e São Sebastião são os outros dois municípios que aparecem na lista.

A Cetesb monitora a qualidade do ar com base no Índice de Qualidade do Ar (IQA). Os valores de 0 a 40 estão na faixa “N1” e indicam uma qualidade do ar boa. Neste sábado (14/9), Cubatão está com um IQA de 39, Santos de 36 e São Sebastião, de 33.

Quando o IQA vai de 41 a 80 a qualidade do ar é considerada moderada (N2); de 81 a 120, é ruim (N3); de 121 a 200, é muito ruim (N4), e acima de 200, é péssima (N5).

Para o cálculo do índice, a Cetesb mede os níveis de poluentes no ar, como material particulado (MP10 e MP2,5), dióxido de enxofre (SO₂), monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO₂).

A região metropolitana de São Paulo, por exemplo, registrou neste sábado IQA de 125, considerado muito ruim, com alta concentração de poluente MP2,5. Esse material particulado é frequentemente originado da combustão de combustíveis fósseis, mas também pode vir de queimadas em vegetação natural como as que vêm sendo registradas no estado.

Segundo a Cetesb, esse nível de poluentes no ar gera aumento dos sintomas respiratórios na população em geral, especialmente em crianças e pessoas com doenças pulmonares e cardiovasculares.

Vale da Morte

Cubatão era conhecida como o “Vale da Morte” nas décadas de 1970 e 1980 devido aos altos níveis de poluição registrados na cidade. A Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a considerar a cidade como uma das mais poluídas do mundo. Na época, o município era um dos maiores polos industriais do Brasil, com sedes de indústrias químicas, petroquímicas e siderúrgicas.

Na cidade, havia alto índice de bebês nascendo com anencefalia (má-formação do cérebro) e mortes por problemas respiratórios. O território ainda era cortado por rios e mangues, que sofreram o impacto da poluição.

Neste ano, o incêndio da Vila Socó, uma das maiores tragédias ambientais brasileiras, completou 40 anos. Em 1984, uma tubulação de combustível se rompeu e se espalhou pelos córregos e ruas da cidade, causando uma explosão e um incêndio de grandes proporções que matou 93 pessoas.

6 imagens
O incêndio é uma das maiores tragédias ambientais brasileiras
93 pessoas morreram
A tragédia completou 40 anos em fevereiro deste ano
Uma tubulação de combustível se rompeu
O incêndio foi de grandes proporções
1 de 6

Incêndio na Vila Socó

A Tribuna Jornal
2 de 6

O incêndio é uma das maiores tragédias ambientais brasileiras

A Tribuna Jornal
3 de 6

93 pessoas morreram

A Tribuna Jornal
4 de 6

A tragédia completou 40 anos em fevereiro deste ano

A Tribuna Jornal
5 de 6

Uma tubulação de combustível se rompeu

A Tribuna Jornal
6 de 6

O incêndio foi de grandes proporções

A Tribuna Jornal

Após a tragédia, Cubatão passou por um extenso processo de recuperação ambiental, iniciado na segunda metade da década de 1980. A partir da instalação de filtros industriais, tratamento de efluentes, reflorestamento, aumento da fiscalização e da educação ambiental, a cidade conseguiu controlar 98% do nível de poluentes do ar.

Em 1992, a ONU deu um novo título a Cubatão, quando reconheceu a cidade como um exemplo global de recuperação ambiental durante a Eco-92, no Rio de Janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?