metropoles.com

Ex-secretário de Doria se reúne com Boulos: “Quero ajudar”

Jean Gorinchteyn almoçou com o pré-candidato à Prefeitura de SP Guilherme Boulos na última sexta; Cracolândia foi um dos temas discutidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Foto colorida mostra ex-secretário de Saúde de São Paulo
1 de 1 Foto colorida mostra ex-secretário de Saúde de São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O ex-secretário de Saúde de São Paulo Jean Gorinchteyn, que atuou na pasta durante a gestão de João Doria (PSDB), se reuniu na semana passada com o pré-candidato à Prefeitura da capital Guilherme Boulos (PSOL). Os dois almoçaram na última sexta-feira (18/8) e discutiram pautas da saúde pública da cidade.

Ao Metrópoles, o infectologista disse que a conversa foi técnica e sem viés político.

“Estou disposto a ajudar. Não só ele, mas todos que solicitarem meu apoio. Eu quero ajudar. A gente tem esse arcabouço técnico. Essa discussão política ou sobre cargos não cabe a mim, muito menos nesse momento”, disse ele.

Entre os principais temas da conversa, esteve a Cracolândia. Segundo Gorinchteyn, ele e Boulos estão alinhados em estratégias para lidar com os dependentes químicos.

“Sem dúvidas nós estamos muito alinhados. Ele também tem essa preocupação com os mais vulneráveis”, diz o infectologista. “É preciso criar unidades conjuntas, como Bom Prato, unidades assistenciais, para que ele tenha atrativo de vir ser tratado, e a criação de ‘hospitais-dia’. Eles precisam de lugares em que possam cortar o cabelo, fazer a barba, tomar banho, sopa, passar com psicólogos, psiquiatras. Unindo toda a população é que existe a possibilidade de acolhimento”.

Gorinchteyn apontou falhas nas estratégias adotadas atualmente pela Secretaria Municipal de Saúde para enfrentar o problema.

“Acho que existe uma perda de linha de atendimento. É necessária uma ação conjunta de várias secretarias. Falta uma linearidade, uma conjunção de ações para o acolhimento desses dependentes químicos. Alguém vai acolher essas pessoas, e, hoje, infelizmente, quem está acolhendo são o vício e os traficantes.”

Campanha antecipada

O vereador Rubinho Nunes (União Brasil) protocolou, nesta quarta-feira (23/8), uma ação contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) por campanha eleitoral antecipada após participação do psolista em evento realizado em uma escola municipal no bairro de Perus, na zona norte de São Paulo.

Boulos tem a intenção de se candidatar à Prefeitura da capital paulista nas eleições de 2024 e conta com o apoio do PT, que abrirá mão de um candidato próprio ao cargo pela primeira vez na história.

Na representação enviada à Procuradoria Eleitoral, Rubinho, que é aliado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), menciona a participação de Boulos em evento no último sábado (19/8) que tinha por objetivo “ouvir demandas dos moradores da região de Perus”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?