Ex-secretário de Doria se reúne com Boulos: “Quero ajudar”
Jean Gorinchteyn almoçou com o pré-candidato à Prefeitura de SP Guilherme Boulos na última sexta; Cracolândia foi um dos temas discutidos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O ex-secretário de Saúde de São Paulo Jean Gorinchteyn, que atuou na pasta durante a gestão de João Doria (PSDB), se reuniu na semana passada com o pré-candidato à Prefeitura da capital Guilherme Boulos (PSOL). Os dois almoçaram na última sexta-feira (18/8) e discutiram pautas da saúde pública da cidade.
Ao Metrópoles, o infectologista disse que a conversa foi técnica e sem viés político.
“Estou disposto a ajudar. Não só ele, mas todos que solicitarem meu apoio. Eu quero ajudar. A gente tem esse arcabouço técnico. Essa discussão política ou sobre cargos não cabe a mim, muito menos nesse momento”, disse ele.
Entre os principais temas da conversa, esteve a Cracolândia. Segundo Gorinchteyn, ele e Boulos estão alinhados em estratégias para lidar com os dependentes químicos.
“Sem dúvidas nós estamos muito alinhados. Ele também tem essa preocupação com os mais vulneráveis”, diz o infectologista. “É preciso criar unidades conjuntas, como Bom Prato, unidades assistenciais, para que ele tenha atrativo de vir ser tratado, e a criação de ‘hospitais-dia’. Eles precisam de lugares em que possam cortar o cabelo, fazer a barba, tomar banho, sopa, passar com psicólogos, psiquiatras. Unindo toda a população é que existe a possibilidade de acolhimento”.
Gorinchteyn apontou falhas nas estratégias adotadas atualmente pela Secretaria Municipal de Saúde para enfrentar o problema.
“Acho que existe uma perda de linha de atendimento. É necessária uma ação conjunta de várias secretarias. Falta uma linearidade, uma conjunção de ações para o acolhimento desses dependentes químicos. Alguém vai acolher essas pessoas, e, hoje, infelizmente, quem está acolhendo são o vício e os traficantes.”
Campanha antecipada
O vereador Rubinho Nunes (União Brasil) protocolou, nesta quarta-feira (23/8), uma ação contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) por campanha eleitoral antecipada após participação do psolista em evento realizado em uma escola municipal no bairro de Perus, na zona norte de São Paulo.
Boulos tem a intenção de se candidatar à Prefeitura da capital paulista nas eleições de 2024 e conta com o apoio do PT, que abrirá mão de um candidato próprio ao cargo pela primeira vez na história.
Na representação enviada à Procuradoria Eleitoral, Rubinho, que é aliado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), menciona a participação de Boulos em evento no último sábado (19/8) que tinha por objetivo “ouvir demandas dos moradores da região de Perus”.