Ex-presidiário é tirado de série da Prime por postar vídeos no TikTok
William Chaves estava no elenco de figurantes da série Tremembé, penitenciária conhecida por manter “presos famosos” encarcerados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O ex-presidiário William Chaves, de 33 anos, foi expulso do elenco da série Tremembé, da Prime Vídeo, após usar, sem autorização, uma conta pessoal no TikTok para divulgar vídeos (assista abaixo) de um dos sets de filmagem que reproduz a cadeia paulista.
O Metrópoles apurou que a produtora da série, a Paranoid, contratou William como figurante por meio de uma pesquisa apoiada por ONGs que trabalham para realocar ex-presidiários no mercado de trabalho.
Além de gravar os vídeos sem autorização da produtora e da Prime, no intervalo de uma das filmagens, o compartilhamento do material, feito por William, violou a “prerrogativa de confidencialidade” da série e, por isso, ele foi desligado da equipe de figuração.
“Ô amigão, pega a visão. Você acha que salve, forte abraço, manda um alô lá entra na cadeia? Não entra não. Aqui [penitenciária cenográfica] entra jumbo [sacola com mantimentos e itens de higiene pessoal], maço de cigarro, pasta de dente, aí entra. Aí faz um favor com esse seu salve, [manda ele] pra lá, e manda o que interessa, falou?”, afirma William no primeiro vídeo compartilhado em sua conta pessoal, em 24 de outubro.
Conhecido no mundo do crime como Vela, ele usa o apelido para também divulgar seus trabalhos como funkeiro.
Vela saiu do sistema carcerário por meio de um mandado de soltura, em 2 de outubro de 2019, quando estava atrás das grades, preso preventivamente, no Centro de Detenção Provisória (CDP) 3 de Pinheiros, na capital. Ele não foi localizado até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
Vídeo
Folha de antecedentes
Segundo sua folha de antecedentes, à qual o Metrópoles teve acesso, ele já foi condenado por roubo, furto e receptação.
A vida de Chaves atrás das grades começou em 29 de junho de 2011, quando deu entrada no CDP de Mauá, na Grande São Paulo, onde permaneceu até março do ano seguinte, quando a prisão preventiva foi revogada.
Desde então, ele retornou para o sistema carcerário em julho de 2012, após ser preso em flagrante, cumprindo pena até o ano de 2013, passando pelas Penitenciarias de Franco da Rocha e de Penápolis, de onde foi solto.
A última passagem pela cadeia foi por furto, em 24 de setembro de 2019, no CDP 3 de Pinheiros, de onde saiu no dia 10 do mês seguinte, após conseguir um alvará de soltura.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) reforçou ao Metrópoles, por meio de nota, que as gravações não foram feitas em nenhuma das unidades do sistema carcerário paulista. “Trata-se de um cenário construído para uma série audiovisual, onde o egresso, contratado como figurante, gravou vídeos sem autorização da produção durante o intervalo das filmagens, postando as imagens nas redes sociais dele”.
Presídio dos famosos
As gravações das filmagens da série Tremembé começaram em São Paulo no mês passado.
Suzane von Richthofen será interpretada por Marina Ruy Barbosa enquanto Felipe Simas fará Daniel Cravinhos e Kelner Macêdo será Christian Cravinhos.
Já Alexandre Mardoni será vivido por Lucas Oradovschi. Bianca Comparato interpreta Anna Carolina Jatobá. Elize Matsunaga será feita por Carol Garcia. O médico Roger Abdelmassih vai ser vivido por Anselmo Vasconcelos.
A estreia da produção está prevista para 2025.