metropoles.com

Ex-PM que acusou coronel de assédio sexual cobra R$ 3,5 mi do estado

Jéssica Paulo do Nascimento deixou a PM após assédio e perseguição do coronel aposentado Cássio Novaes; ele foi condenado criminalmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Jéssica Paulo do Nascimento
1 de 1 Jéssica Paulo do Nascimento - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo — Ex-soldado da Polícia Militar (PM) que denunciou um tenente-coronel da corporação por assédio sexual e ameaças de morte, Jéssica Paulo do Nascimento (foto em destaque) entrou com uma ação contra o estado de São Paulo pedindo uma indenização de R$ 3,5 milhões por danos morais.

A vítima denunciou o tenente-coronel Paulo Cássio Novaes em 2021, quando tinha 28 anos, após sofrer assédio sexual e ameaças de morte em mensagens de aplicativo fora do horário de serviço, além de perseguição no trabalho.

O policial militar foi condenado a um ano e cinco meses de prisão em regime aberto. Mesmo assim, antes de se aposentar, foi promovido a coronel. “Ele é promovido. Eu tive que pedir demissão”, lamentou a ex-soldado, em 2021 quando soube da honraria a Novaes.

Jéssica foi exonerada em maio daquele ano, um mês depois de ter denunciado o caso à Corregedoria da Polícia Militar. Segundo ela, as investidas começaram em 2018, quando o tenente-coronel passou a chefiar o batalhão em que ela trabalhava, na zona sul da capital paulista.

A partir daí, a soldado, que é casada e mãe de dois filhos, passou a ser vítima de assédio. Após ter cortado as investidas do oficial para sair com ela, o superior passou a atrapalhar a vida da policial na corporação.

A situação fez com que ela tirasse um período de licença sem direito ao salário e se mudasse da capital paulista para o litoral, transferindo-se para a Praia Grande.

Em abril de 2021, ela teve que retornar ao trabalho e o “inferno” começou, segundo relatou. Primeiro, ele foi lotada na capital paulista, longe de sua residência, na contramão das práticas do órgão. Depois, o coronel descobriu o contato dela.

Jéssica resolveu denunciar o caso e conseguiu ser transferida para a cidade em que mora. Mesmo assim, acabou deixando a PM.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?