metropoles.com

Ex-morador de rua e do PT: quem é o novo ouvidor das polícias de SP

Futuro ouvidor das polícias, Cláudio Silva, o Preto Claudinho, viveu em situação de rua, foi produtor do rapper Dexter e candidato pelo PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Preto Claudinho em foto com Lula
1 de 1 Preto Claudinho em foto com Lula - Foto: Reprodução/Facebook

São Paulo — Escolhido para ser o novo ouvidor das polícias de São Paulo, Cláudio Aparecido Silva tem 46 anos e é mais conhecido como Preto Claudinho. Militante dos movimentos negro e hip-hop, ele chegou a viver em situação de rua, ser produtor do rapper Dexter e se candidatar a deputado estadual pelo PT.

Nomeado ouvidor das polícias pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) neste sábado (24/12), Preto Claudinho nasceu na periferia da capital e havia sido indicado pela Associação Santos Mártires. A entidade atua na Zona Sul da capital paulista, onde ele cresceu e iniciou a militância.

Durante a infância, o novo ouvidor deixou a escola, fugiu de casa e ficou nas ruas. Também passou pela Fundação Casa, que recebe jovens infratores, e trabalhou como engraxate. Hoje, é professor de educação física.

Petista e antirracista

Com mandato de dois anos, Preto Claudinho substituirá o advogado criminalista Elizeu Lopes na ouvidoria das polícias de São Paulo. Entre as atribuições do órgão está o recebimento de denúncias de irregularidades cometidas por policiais.

Filiado ao PT, o novo ouvidor se candidatou a deputado estadual em São Paulo, em 2018, recebeu cerca de 7 mil votos e não conseguiu se eleger. No partido, o nome é ligado à família Tatto, dos irmãos Jilmar, Enio e Nilto Tatto, segundo apurou o Metrópoles.

Entre 2019 e 2021, atuou no SOS Racismo, serviço da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) voltado ao combate contra a intolerância racial. Antes, havia sido coordenador de Políticas para a Juventude da Prefeitura de São Paulo, na gestão Fernando Haddad (PT).

O cargo de ouvidor das polícias também era disputado por Alderon Pereira da Costa, indicado pela Rede Rua, e por Renato Simões, sugerido pelo Instituto Terra, Trabalho e Cidadania.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?