metropoles.com

Ex-bolsonarista, Frota tenta voltar à política pelo partido de Ciro

Frota diz que Bolsonaro é “página virada” e quer se lançar candidato a vereador de Cotia, na Grande SP, onde mora com a família

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Na foto, o ator e político Alexandre Frota - Metrópoles
1 de 1 Na foto, o ator e político Alexandre Frota - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo – Ex-deputado federal, Alexandre Frota ensaia seu retorno à política nas eleições municipais deste ano. Rompido com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o bolsonarismo, movimento pelo qual se elegeu em 2018, ele busca se lançar candidato a vereador de Cotia, na Grande São Paulo, pelo PDT, partido de centro-esquerda.

Ao Metrópoles, Frota disse que se filiou ao PDT em Cotia, cidade onde vive, a convite do presidente municipal da sigla e pré-candidato a prefeito, Wellington Formiga. Antes, conversou com caciques do partido como Ciro Gomes, o ministro Carlos Lupi (Previdência Social), e o deputado estadual Márcio Nakashima.

“Estamos conversando sobre ser vereador na cidade de Cotia e estamos avançando bem nas conversas. É um ótimo partido e Cotia passa por um momento de crise muito forte na segurança, na saúde, na educação e no transporte público”, afirmou.

7 imagens
Ele é ex-deputado federal
Alexandre Frota é eleito vereador na Grande SP
Ele foi entrevistado pelo canal 4talk Cast
Alexandre Frota
Alexandre Frota
1 de 7

Alexandre Frota

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 7

Ele é ex-deputado federal

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Alexandre Frota é eleito vereador na Grande SP

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Ele foi entrevistado pelo canal 4talk Cast

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Alexandre Frota

Reprodução/Instagram
6 de 7

Alexandre Frota

Reprodução/Instagram
7 de 7

Alexandre Frota

Fábio Vieira/Metrópoles

A filiação ao PDT ocorreu em setembro, sem pompa, após Frota deixar o Solidariedade porque o partido anunciou que apoiaria a reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Frota alegou que não poderia se manter na legenda pelo fato de Nunes ser apoiado por Bolsonaro na capital.

Apesar disso, o ex-deputado avalia que a polarização “diminuiu muito” e que não quer saber das disputas a nível nacional: “Quero saber da minha cidade que eu moro com minha família.”

“Bolsonaro é uma página virada na minha vida, não falo mais sobre ele. Quanto ao Ricardo Nunes, ele sabe o tamanho da cidade que tem nas mãos, melhor se preocupar em cuidar dela”, disse.

Na capital paulista, o PDT já anunciou apoio ao deputado federal Guilherme Boulos (PSol), principal adversário de Nunes. Questionado se também apoiaria Boulos, Frota respondeu que seu único apoio será a Wellington Formiga em Cotia e “nada mais”.

Mudanças de partido

O PDT é o 5º partido do currículo de Frota. O ex-deputado já foi filiado ao Patriota e se elegeu deputado federal pelo PSL (atualmente União Brasil), com o apoio de Bolsonaro, em 2018. Na ocasião, foi o 16º deputado mais votado por São Paulo, com 155.522 votos.

Em agosto daquele ano, após romper com o bolsonarismo, ele foi expulso do partido e se filiou ao PSDB, sigla pela qual disputou as eleições de 2022 como candidato a deputado estadual.

Frota não foi eleito e, logo após o primeiro turno, anunciou sua desfiliação da sigla quando o então governador tucano, Rodrigo Garcia, decidiu apoiar, no segundo turno, Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador.

Logo depois, ele se filiou ao Solidariedade, onde permaneceu até setembro do ano passado.

“Fiz um trabalho muito grande em Brasília e amadureci muito. Meu entendimento de fazer política, de se doar pelo próximo, de trabalhar em função das comunidades e da sociedade é muito grande”, disse Frota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?