Evento do governo Lula na zona leste de SP vira palanque para Boulos
Evento para inaugurar expansão de universidade federal em Cidade Tiradentes dá espaço a Boulos, pré-candidato à Prefeitura de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Evento da Presidência da República na zona leste de São Paulo, na manhã deste sábado (29/6), virou palanque para o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSol). O deputado participou do lançamento da pedra fundamental de dois campi ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva .
Embora não tenha pedido votos, Boulos exaltou, durante seu pronunciamento, a população da zona leste — região que, segundo ele, “foi tratada historicamente como uma cidade-dormitório, onde o povo morava, mas tinha que atravessar a cidade para trabalhar e estudar”.
“Enquanto tem gente que ainda hoje acha que o morador da periferia tem de ser tratado diferente do morador dos Jardins, nós temos a convicção de que o morador de Itaquera e de Cidade Tiradentes tem que ser tratado como o morador do Morumbi, do Itaim [Bibi], de qualquer outro bairro rico desta cidade. Essa é a diferença [de projetos de governo]”, disse Boulos.
A frase foi uma alfinetada em Nunes. Seu pré-candidato a vice, o Coronel Mello Araújo (PL), disse em entrevista em 2017, ao assumir o comando da Rota, que a forma de abordagem nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, deveria ser diferente da realizada com moradores da periferia da capital.
Indireta para Tarcísio
O deputado federal era saudado pelo público presente como “prefeito, prefeito”. Boulos também criticou indiretamente o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pelas escolas cívico-militares. “Enquanto o presidente Lula está inaugurando universidade e instituto federal, tem gente que acha que a solução é escola militar”, disse o deputado.
Em seu discurso, Lula não falou diretamente sobre Boulos e tampouco pediu votos a ele, mas enalteceu Marta Suplicy pelo período em que esteve à frente da Prefeitura de São Paulo (2001-2004). “A mulher que criou o CEU, que criou o transporte integrado, uma pessoa que fez uma gestão extraordinária”, disse o presidente.
Além de Lula e Boulos, participam do evento os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Educação, Camilo Santana, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, a pré-candidata a vice de Boulos, Marta Suplicy, e o também deputado federal Ivan Valente (PSol).
Nunes recusou convite
O prefeito Ricardo Nunes (MDB), também pré-candidato à Prefeitura, não participa do lançamento. Ele recusou o convite porque considerou que o evento seria um “ato político” e também por saber que seu nome foi excluído da placa da obra.
Lula vai lançar neste sábado a pedra fundamental do Campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Campus Cidade Tiradentes do Instituto Federal de São Paulo.