Estudantes ocupam Av. Paulista em protesto contra cortes nas bolsas
Associação de pós-graduandos organiza atos pelo País para reinvidicar desbloqueio nos recursos para bolsistas da Capes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Estudantes de pós-graduação realizaram nesta quarta-feira (08/12), em São Paulo, um protesto contra os cortes do governo federal que afetam o pagamento de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os manifestantes se reuníram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, no centro da capital. O ato #PagueMinhaBolsa foi organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Por volta das 18h, os manifestantes chegaram a ocupar uma faixa da avenida, segundo a CET.
Os protestos também ocorreram em outras cidades do estado de São Paulo e do País, como Brasília. Foram cerca de 30 atos espalhados pelo Brasil, de acordo com os organizadores.
Ao todo, a Capes solicita R$ 200 milhões para arcar com os demais bolsas de programas de mestrado, doutorado e pós-doutora em todo o País.
Nesta quarta-feira, o Ministério da Educação informou que desbloqueou R$ 460 milhões em recursos para despesas discricionarias da pasta. O ministro da Educação, Victor Godoy, afirmou que os bolsistas serão pagos até a próxima terça-feira (13/12).