metropoles.com

Estoque de vacinas de Covid está zerado na cidade de São Paulo

Prefeitura de SP afirma que o último lote de imunizantes foi recebido e ofertado em outubro. Ministério da Saúde nega desabastecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Vacinação em SP
1 de 1 Vacinação em SP - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

São Paulo — O estoque da vacina contra a Covid está zerado em toda a cidade de São Paulo. Nesta terça-feira (3/12), nenhum posto de saúde da capital tem imunizantes disponíveis, de acordo com o site De Olho na Fila, que é gerenciado pelo governo municipal. O portal detalha a oferta por zonas.

Procurada pelo Metrópoles, a Prefeitura de São Paulo revelou que o último lote, com 60 mil doses, foi recebido e ofertado ao público elegível em outubro. Já o Ministério da Saúde (MS) apontou que a entrega de vacinas ocorre conforme a adesão da população.

3 imagens
A Prefeitura de SP destacou que o último lote de imunizantes foi recebido em outubro
O Ministério da Saúde nega desabastecimento de vacinas de Covid
1 de 3

Atualmente, o estoque da vacina de Covid-19 está zerado na cidade de São Paulo

Getty Images
2 de 3

A Prefeitura de SP destacou que o último lote de imunizantes foi recebido em outubro

Getty Images
3 de 3

O Ministério da Saúde nega desabastecimento de vacinas de Covid

Gustavo Alcântara/ Metrópoles

Estoque de vacinas de Covid zerado em SP

A Prefeitura de SP explica, em nota, que o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, é o responsável pelo envio de vacinas para a capital paulista. “Solicita, semanalmente, as doses de vacinas necessárias para a demanda da capital, aos Programas Estadual e Nacional de Imunizações”, informa.

Atualmente, o órgão aguarda o repasse de novas doses da vacina de Covid pelo governo para seguir com a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e disponibilizar à população elegível. Neste ano, desde janeiro, foram aplicadas 1.115.994 doses de imunizantes contra Covid no público prioritário.

Também acionada pelo Metrópoles, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP) enfatiza que cabe ao estado apenas a dispensação entre os municípios. Em outubro, a SES solicitou ao órgão federal 500 mil doses do imunizante contra a Covid, mas obteve apenas 210 mil. Segundo a pasta, em novembro, mais 150 mil doses foram pedidas. No entanto, somente 23.020 mil chegaram e estão sendo distribuídas.

“A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelos 645 municípios do estado e o público-alvo para a imunização são crianças entre 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e pessoas a partir de 5 anos com comorbidades”, completa a SES.

Ministério da Saúde nega desabastecimento

O Ministério da Saúde alega que não há desabastecimento de vacinas em São Paulo. “Em 25 de outubro, o estado recebeu 233 mil doses de vacinas contra a Covid. As doses começaram a ser aplicadas em novembro e, até 2 de dezembro, 102.172 vacinas foram aplicadas. O repasse de vacinas aos municípios é responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde”, garante.

Ainda segundo o MS, estão previstas para a primeira quinzena de dezembro 8 milhões de doses de imunizantes contra a Covid. Assim, serão direcionados aos estados, para assegurar estoque suficiente em até seis meses.

A remessa faz parte do contrato de aquisição de 69 milhões de doses para os próximos dois anos. “As entregas serão feitas de forma gradual, conforme a adesão da população, evitando compras em excesso e desperdício de doses”, acrescenta a pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?