metropoles.com

Estado é condenado a indenizar mulher por diagnóstico errado de aborto

Hospital receitou medicamento indicado para aborto espontâneo; uma semana depois, mulher descobriu que bebê tinha batimentos cardíacos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Google Street View
hospital pirajussara
1 de 1 hospital pirajussara - Foto: Reprodução/ Google Street View
São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou o Governo do Estado a indenizar, por danos morais, uma mulher vítima de erro de diagnóstico médico em um hospital na região metropolitana de São Paulo. A reparação foi fixada em R$ 10 mil.

De acordo com os autos, a paciente, com menos de dois meses de gestação, deu entrada no Hospital Geral de Pirajusssara, em Taboão da Serra, com fortes dores abdominais, sangramento e febre. Após atendimento, um laudo indicou que o embrião estava sem batimento cardíaco.

A partir do resultado, entendendo que a mulher havia sofrido um aborto espontâneo, foi prescrita medicação para expulsão do feto.

Após usar o remédio por uma semana e retornar à unidade para realização de curetagem, um novo exame apontou que a gravidez seguia normalmente e que o feto estava vivo.

Para a relatora do recurso, Maria Fernanda de Toledo Rodovalho, estão presentes os requisitos necessários para a responsabilização do Governo. “Apesar de o filho da autora ter nascido saudável e sem sequelas, houve real risco de interrupção da gravidez”, destacou a magistrada.

Para ela, o dano é inequívoco. “Até o fim da gestação, a autora foi assombrada com a possibilidade de que a criança que estava por nascer poderia ter sequelas. Esse desassossego não é um mero incômodo, é efetivo dano moral.”

Procurado, o Governo do Estado de São Paulo,  informou que o processo está sob análise da Procuradoria Geral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?