metropoles.com

Estado de SP tem maior percentual de população exposta à poluição

Levantamento do Ministério da Saúde aponta São Paulo com 59,34% da população exposta a concentração de partículas de poluição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida da cidade de São Paulo com poluição
1 de 1 Imagem colorida da cidade de São Paulo com poluição - Foto: iStock

São Paulo — O estado de São Paulo tem a maior porcentagem no Brasil de população exposta de MP2,5, que são partículas de poluição no ar de diâmetro inferior a 2,5 micrômetros, capazes de serem inaladas por seres humanos e causar doenças respiratórias, cardíacas e até câncer.

Segundo dados do painel de monitoramento de poluição atmosférica do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, 59,34% da população do estado de São Paulo está exposta ao material particulado fino (MP2,5) em concentração maior que 25 µg/m³, cinco vezes o limite de 5 µg/m³ estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e mais grave classificação do monitoramento.

Essas partículas são geralmente liberadas por fontes como veículos, indústrias e queimadas.

Seguidos de São Paulo, estão Rondônia (4,39%), Pará (2,39%), Amazonas (1,87%) e Minas Gerais (0,11%).

Entre os estados com concentração de MP2,5 entre 15 e 25 µg/m³ — fator ainda alto –, o Amazonas lidera com 84,70% da população exposta. 

Em seguida, vem Rondônia (80,97%), Rio de Janeiro (80,81%), Acre (77,72%), Pará (38,69%), Maranhão (23,69%), São Paulo (15,05%), Mato Grosso (11,82%), Tocantins (9,80%), Minas Gerais (2,63%) e Piauí (2,57%). 

Cidades de SP lideram poluição

De acordo com o índice, o estado de São Paulo tem, ainda, as 12 cidades com os piores índices de poluição do ar, com a média alarmante de 39 µg/m³ de material particulado fino. São elas: Araçariguama, Barueri, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itupeva, Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista. 

A capital paulista também apresenta níveis elevados de poluição, com 36,5 µg/m³, e Guarulhos, a segunda cidade mais populosa do estado, registra 34,16 µg/m³.

Além disso, todos os 645 municípios paulistas apresentam níveis de poluição acima do recomendado pela OMS. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?