Estação de trem Júlio Prestes é interditada para obras de restauração
A partir desta 6ª (15/11) até 24 de novembro, a estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante ficará interditada. Alternativa é a Linha 7-Rubi
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante, no centro de São Paulo, ficará fechada a partir desta sexta-feira (15/11) até 24 de novembro para obras de restauração. A concessionária ViaMobilidade vai interditar o trecho de conexão com a estação Palmeiras-Barra Funda. Esta é a primeira vez que a estação será restaurada desde a sua inauguração, em 1938.
Como alternativa, ao longo desse período, o cliente pode utilizar os trens da Linha 7-Rubi que está localizada na Estação da Luz, a poucos metros de distância, e seguir viagem até a Estação Palmeiras-Barra Funda.
No sentido contrário, o cliente deve desembarcar na Palmeiras-Barra Funda e seguir pela Linha 7- Rubi até a Luz. Para quem vai sentido Júlio Prestes, uma das alternativas é utilizar o acesso à Sala São Paulo, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Pelo estacionamento da sala de concertos, outra opção para o cliente, o acesso é liberado das 5h às 23h30.
Segundo a ViaMobilidade, a concessionária reforçará o quadro de agentes de atendimento e segurança nas estações para orientar os passageiros. Informações adicionais estarão disponíveis nos canais oficiais da empresa e haverá comunicação por meio de sinalização e avisos sonoros nos trens e nas estações.
Entre as intervenções, será removida uma passarela metálica, não prevista no projeto arquitetônico original. Além disso, o projeto contempla uma reconfiguração dos ambientes, como a bilheteria, as paredes, as portas, as janelas e relógios antigos.
Além das restaurações, estão sendo realizadas manutenções nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, ambas de responsabilidade da ViaMobilidade, como trocas de trilhos e dormentes, aperfeiçoamento dos sistemas de alimentação elétrica e sinalização, gerando intervenções nas linhas:
Linha 8-Diamante
- Nesta sexta-feira (15), das 4h à 0h, os intervalos serão de 10 minutos entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri, e 20 minutos entre Barueri e Itapevi;
- No sábado (16), das 21h à 0h, os intervalos serão de 10 minutos entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri;
- No domingo (17), das 4h à 0h, intervalos serão de 17 minutos entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Itapevi.
Linha 9-Esmeralda
- Nesta sexta-feira (15) das 20h à 0h, os intervalos serão de 17 minutos entre as estações Osasco e Bruno Covas/ Mendes-Vila Natal;
- No sábado (16), das 21h à 0h, intervalos serão de 17 minutos entre as estações Osasco e Jurubatuba;
- No domingo (17), das 4h às 20h, os intervalos serão de 15 minutos entre as estações Osasco e Bruno Covas/ Mendes-Vila Natal. Das 20h à 0h, intervalos serão de 17 minutos no mesmo trecho.