Escolas de SP terão “aulas de reforço” para olimpíadas do conhecimento
Secretaria da Educação criou projeto para incentivar alunos a participarem de competições e prepará-los para os competições científicas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo criou um projeto para preparar estudantes da rede para competições científicas como as olimpíadas de Matemática e Física.
A iniciativa, chamada de “Projeto de Olimpíadas Científicas”, tem como objetivo incentivar a participação dos alunos das escolas estaduais nos torneios.
As escolas que aderirem ao projeto vão oferecer aulas de reforço para os alunos aos sábados, com conteúdos voltados às competições. Os estudantes também poderão participar de oficinas e simulados preparatórios no horário destinado ao projeto.
A resolução que institui o programa foi publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (7/7) e prevê que as “aulas olímpicas” sejam oferecidas entre março e novembro. A rede estadual de ensino tem volta às aulas prevista para o dia 3 de fevereiro.
Em 2024, o governo de São Paulo lançou as primeiras edições das Olímpiadas Estaduais de Matemática e Redação (Omasp e Redasp). Mais de 120 mil alunos foram contemplados com medalhas pelo desempenho nas competições.
Na capital paulista, a Prefeitura confirmou que também planeja lançar em 2025 um projeto próprio de Olimpíadas de Matemática e Redação. O objetivo da iniciativa é aprimorar as habilidades dos alunos da rede municipal de ensino nessas duas áreas. No nível federal, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) existe desde 2005.