Equipe de Boulos terá nomes de Covas, Alckmin, Kassab, Marta e Haddad
Pré-candidato a prefeito de SP pelo PSol, deputado Guilherme Boulos anunciou 50 pessoas que vão elaborar seu plano de governo em 2024
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O deputado federal Guilherme Boulos (PSol) anunciou uma lista de 50 pessoas que vão participar da elaboração de seu plano de governo para a eleição à Prefeitura de São Paulo no ano que vem.
Entre os nomes anunciados estão ex-integrantes das gestões de Bruno Covas, Fernando Haddad (PT), Gilberto Kassab (PSD) e Marta Suplicy, na Prefeitura, e de Geraldo Alckmin (PSB) e Rodrigo Garcia (PSDB), no governo estadual.
A lista foi divulgada em um evento de pré-campanha realizado na noite dessa quinta-feira (14/12) na capital paulista. Desses ex-prefeitos e ex-governadores, apenas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou apoio a Boulos até agora.
Líder nas pesquisas de intenção de voto, Boulos conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e buscou reeditar a proposta de “frente ampla” contra o bolsonarismo no evento, nacionalizando o embate contra o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição.
Nunes vem tentando desde o ano passado que Jair Bolsonaro (PL) o apoie, mas o ex-presidente tem feito acenos à pré-candidatura do deputado federal bolsonarista Ricardo Salles (PL), que foi seu ministro do Meio Ambiente.
“Todo mundo que esteve na luta contra Bolsonaro, na Frente Ampla, é bem vindo no nosso barco”, disse Boulos, no evento. “Nós não vamos fazer um programa de governo para marcar posição, vamos fazer um programa para vencer as eleições”, completou.
Na eleição a prefeito de São Paulo em 2020, Boulos foi ao segundo turno e perdeu para Bruno Covas (morto em 2021). Na ocasião, ele teve a ex-prefeita e deputada Luiza Erundina (PSol) como a vice na chapa. Erundina está entre os nomes anunciados por Boulos nessa quinta.
No evento, o deputado foi questionado sobre a possibilidade de a ex-prefeita Marta Suplicy, que hoje é secretária de Relações Internações da gestão de Ricardo Nunes, ser sua vice, em uma articulação que envolveria o retorno de Marta ao PT, como revelou o Metrópoles. Mas Boulos evitou se posicionar sobre o assunto.
“Tenho dialogado com o presidente Lula e os presidentes do PT [estadual e municipal]. Vamos dar tempo ao tempo. Deixa as coisas acontecerem. Até por uma questão de respeito. Hoje, a Marta é secretária de Relações Internacionais da cidade”, afirmou.
Integrantes da equipe
Entre os integrantes da equipe de Boulos que fizeram parte de governos adversários, está o ex-secretário de Mobilidade Urbana de Kassab, Marcos Belizário, os ex-secretários de Cultura e de Turismo da gestão Alckmin, José Luiz de França Penna e Beto Trícoli, respectivamente, a ex-secretária de Desenvolvimento Econômico de Rodrigo Garcia, Marina Bragante, e o ex-secretário de Cultura de Bruno Covas, Alê Youssef.
Antes de anunciar a equipe do plano de governo, Boulos sofreu uma baixa no time. Em outubro, o médico Jean Gorinchteyn, que foi secretário estadual da Saúde no governo João Doria, desistiu de participar da campanha do deputado do PSol por conta do posicionamento de Boulos no conflito entre Israel e o Hamas.
No mesmo mês, Boulos citou o também médico Drauzio Varella como outro colaborador de seu plano. A rede Globo, porém, que tem contrato com o oncologista, divulgou uma nota dizendo que não havia liberado Drauzio para atividades partidárias.