metropoles.com

Entidades de direitos humanos visitam litoral de SP em meio à operação

Ouvidoria da Polícia e entidades de defesa dos direitos humanos visitam litoral de SP para coletar relatos de moradores sobre operação da PM

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/SSP
Imagem colorida mostra PM empunhando fuzil no meio de mata - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra PM empunhando fuzil no meio de mata - Metrópoles - Foto: Divulgação/SSP

São Paulo — Diversas entidades de defesa dos direitos humanos visitam a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, neste domingo (3/3), para ouvir moradores de comunidades onde é desencadeada a Operação Verão, da Polícia Militar.

A operação teve 39 pessoas mortas em supostos confrontos com a PM desde o dia 3 de fevereiro, após o assassinato do soldado Samuel Wesley Cosmo, que completa um mês neste sábado (2/3).

Desde o início, a ação policial tem sofrido críticas e é alvo de denúncias por violação de direitos humanos e até execuções sumárias. Na última visita à Baixada Santista, em 11 de fevereiro, a comitiva colheu depoimentos de familiares das pessoas mortas e de moradores das comunidades que são alvos da operação. Na segunda-feira (26/2), um relatório foi entregue ao procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo.

A visita deste domingo contará com o ouvidor da Polícia, professor Claudio Silva, além de diversas entidades de defesa de direitos humanos.

Sempre que questionada sobre a operação, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que os casos de morte decorrente de intervenção policial (mdip) são consequência direta da reação violenta de criminosos à ação da polícia no combate ao crime organizado, “que tem presença na Baixada Santista e já vitimou três policiais militares desde 26 de janeiro”. “A opção pelo confronto é sempre do suspeito, colocando em risco a vida do policial e da população”, diz, em nota.

A SSP diz que as forças de segurança do estado são instituições legalistas que atuam no estrito cumprimento do seu dever constitucional, e suas corregedorias estão à disposição para o recebimento de denúncias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?