Entenda o fenômeno climático que causou as fortes chuvas em São Paulo
Meteorologista da Unicamp explica que as fortes chuvas no litoral de São Paulo foram causadas por vários fatores e superaram as previsões
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A forte chuva que atingiu o litoral de São Paulo no fim de semana superou as previsões e o alerta emitido pela Defesa Civil. Ana Ávila, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que o fenômeno climático foi provocado por alguns fatores que ocorreram simultaneamente.
“Nós tivemos uma frente fria que chegou do Sul do país e veio com bastante intensidade, acompanhada de uma massa de ar mais frio. Houve um encontro entre essa frente fria que veio do Sul com o transporte de calor e umidade vindo da região norte do País”, diz Ana.
O encontro da frente fria do sul com o calor vindo do norte ocorreu em área de instabilidade. “Havia um centro de baixa pressão na região. Esse transporte de ar mais quente e úmido favoreceu essa grande concentração de nuvens e essa chuva intensa”, afirma a especialista.
Segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden), em 24 horas, entre 9h do sábado (18/2) e 9h do domingo (19/2), choveu 680 mm em Bertioga; 626 mm em São Sebastião; 388 mm no Guarujá; 337 mm em Ilhabela; 335 mm em Ubatuba; 234 mm em Caraguatatuba; 225 mm em Santos; 203 mm em Praia Grande e 186 mm em São Vicente.
“Havia uma previsão de um volume em torno de 200 milímetros entre sábado e domingo. Já seria um volume alto, mas foi ainda maior”, diz a meteorologista.
A Defesa Civil emitiu na última quinta-feira (16/2) um alerta informando que chuvas intensas atingiriam o estado de São Paulo, em especial o litoral norte, até domingo (19/2).