metropoles.com

Com foco no ensino técnico, Tarcísio prevê 170 mil vagas na modalidade

Novas vagas representam mais que o dobro dos alunos atualmente matriculados; 161 cidades passarão a receber o ensino técnico

atualizado

Compartilhar notícia

Getty
Ensino técnico
1 de 1 Ensino técnico - Foto: Getty

São Paulo – A Secretaria de Educação (Seduc) do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, nessa terça-feira (16/7) a meta de matricular quase 170 mil alunos no ensino técnico até 2025. Atualmente, são 71,9 mil estudantes.

As novas vagas representam aumento de 136% das matrículas, que deverão acontecer pela adequação de escolas estaduais para o ensino técnico. A  ideia é que 518 escolas passem a adotar o modelo até 2025.

Com a mudança, o governo paulista prevê que 114 novos municípios vão passar a oferecer o ensino técnico, que passará a estar presente em 463 municípios. Isso representa uma cobertura de  71,78% do total de municípios do estado de São Paulo.

Novo Ensino Médio

A ampliação do ensino técnico acontece no contexto de implementação do Novo Ensino Médio, aprovado na Câmara dos Deputados no dia 9 de julho e que aguarda a sanção do presidente Lula.

Pela reforma, é previsto que os alunos tenham uma área de aprofundamento de estudos na 2ª e 3ª série os chamados itinerários formativos. A ideia é que o estudante possa escolher entre quatro opções: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas.

Pela lei, as escolas não são obrigadas a oferecer os quatro itinerários, mas precisam ter o mínimo de dois para o aluno poder escolher. Segundo a Seduc, as 170 mil matrículas previstas para o ensino técnico no estado de São Paulo contemplam esse momento de aprofundamento.

A pasta informa que pretende ofertar os mesmos nove cursos da grade da Educação (administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas), além das turmas com aulas nos centros do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?