metropoles.com

Enquanto Prefeitura ameaça Uber, 99 anuncia viagens de moto na capital

Segundo empresa, as viagens de moto começaram a ser oferecidas na terça-feira (31/1) na Grande SP e no Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Diariamente 1,5 milhão de pessoas passam pela Avenida Paulista
1 de 1 Diariamente 1,5 milhão de pessoas passam pela Avenida Paulista - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) ameaçar a Uber de ter que lidar “consequências” caso mantenha a possibilidade de viagens de motos, nesta sexta-feira (27/1) a 99 anunciou que também vai oferecer o serviço da mesma modalidade na capital paulista.

Segundo a empresa, o 99Moto começará a operar na próxima terça-feira (31/1) nas cidades da Grande São Paulo e no Rio de Janeiro. A 99 afirma que as viagens de motocicleta vão custar 30% menos que a opção de transporte por carro.

Já no comunicado sobre o lançamento do serviço, a companhia abordou as questões envolvendo a legalidade jurídica da novidade.

“A modalidade de transporte individual privado por motocicletas e sua intermediação por aplicativos são atividades legais, de acordo com a Lei Federal n° 13.640. Pela legislação, o serviço pode ser feito tanto de carro quanto de moto, pois não é especificado o tipo de modal”, diz a 99.

“Democratização”

A empresa de aplicativo defende que as viagens de moto são uma forma de “democratização da mobilidade nas áreas periféricas”. A companhia ainda ressaltou a competência dos poderes para decidir sobre o tema.

“A regulamentação do transporte de passageiros é exclusiva da União, não cabendo aos municípios proibi-lo. O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu em 2019 pela impossibilidade de proibição, por se tratar de atividade legítima, exercida de livre iniciativa e autorizada pela Constituição.”

Uber x Prefeitura

O prefeito foi questionado nessa quinta-feira (26/1) sobre a situação da Uber ao manter a oferta de viagens de motos com passageiros em São Paulo.

“Vai sofrer as consequências de desacatar um decreto da Prefeitura de São Paulo, é muito claro. Não quero guerrear com eles, mas se querem guerra com a cidade de São Paulo, eles vão ter”, disse Ricardo Nunes (MDB).

O transporte de passageiros por motos foi lançado pela Uber em 5/1. A Prefeitura alegou que não estava ciente do novo serviço e solicitou a suspensão imediata da funcionalidade. A orientação da gestão municipal é a de que a Polícia Militar apreenda motos que realizarem o serviço.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?