“Enel está mentindo”: Nunes diz que vai notificar Procon sobre omissão
Nunes confirmou que impetrará uma ação na Justiça pedindo indenização à Enel por danos morais coletivos pela demora na religação da energia
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou, na noite desta quarta-feira (8/11), que a Enel “está mentindo” ao culpar a queda de árvores pela persistente falta de energia elétrica em várias regiões da cidade de São Paulo.
Ele disse ainda que a Prefeitura de São Paulo vai impetrar uma ação na Justiça pedindo indenização à Enel por danos morais coletivos pela demora na religação da eletricidade.
“A gente teve esse problema na sexta-feira e no sábado logo de manhã eu procurei os diretores da Enel e não havia um prazo (para restabelecer o fornecimento). A gente exigiu, foi dado o prazo de terça-feira e não foi cumprido, ainda tinha 30 mil consumidores sem energia. Uma vez não cumprido o prazo, vai haver o ingresso da ação judicial”, disse em entrevista à CNN.
O prefeito informou que também notificou o Procon e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a demora. “O prejuízo foi muito grande, no trâmite da ação serão designados peritos para apurar qual é o valor (da indenização pedida à Justiça)”.
Nunes disse que a administração municipal vai processar a concessionária pela demora para restabelecer o fornecimento. Segundo ele, os trabalhadores da Prefeitura não podem remover todas as árvores caídas sem que a Enel desligue a rede elétrica e citou risco à vida dos funcionários que fazem a poda.
“Não podemos colocar um trabalhador para fazer o corte de uma árvore que está agarrada na rede elétrica, correndo o risco de tomar um choque. Não podemos ser irresponsáveis. Desligou [a energia]? Avisa [a prefeitura] e a gente faz a remoção [das árvores]. São coisas tão óbvias”.
Ele também argumentou que, em alguns casos, a energia não voltou mesmo após a remoção das árvores, como na região em frente à Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, zona sul da capital.
Na rede social X (antigo Twitter), Nunes ressaltou que tem uma lista com 30 endereços onde existem árvores caídas que, segundo ele, não podem ser removidas enquanto a Enel não desligar a energia naquele local. O prefeito afirmou ter encaminhado a relação para a concessionária e espera que a empresa atue logo para permitir a remoção das árvores.
Enel está mentindo! É irresponsabilidade da Enel dizer que a Prefeitura não está removendo as árvores caídas. Tenho uma lista de 30 árvores, nesse momento, que a Prefeitura não pode retirar porque a ENEL não vai fazer o desligamento da energia. Nossos funcionários não podem…
— Ricardo Nunes (@ricardo_nunessp) November 8, 2023
“Não dá para as pessoas ficarem criando factoides, não sendo verdadeiras numa situação dessa, todo mundo sofrendo, ainda ficar colocando desculpas”, afirmou o prefeito.
A Enel não se manifestou sobre as declaração de Ricardo Nunes até o momento. O espaço segue aberto.