metropoles.com

Enel é notificada pelo Ministério da Justiça por apagão em São Paulo

Decisão foi divulgada no Diário Oficial da União; Enel tem até 20 dias para apresentar a sua defesa a respeito do apagão em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Patrick Rodrigues/ Arquivo A Notícia
Imagem colorida de fios de energia da Enel - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de fios de energia da Enel - Metrópoles - Foto: Patrick Rodrigues/ Arquivo A Notícia

São  Paulo — A Secretaria Nacional do Consumidor, pasta vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a Enel devido ao apagão ocorrido em novembro do ano passado, em São Paulo. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (6/3) no Diário Oficial da União. A concessionária de energia elétrica tem até 20 dias para apresentar as provas de defesa.

Segundo a pasta, com a denúncia, espera-se que a população impactada seja devidamente reparada. Além disso, o objetivo é garantir a qualidade do serviço prestado pela companhia, que atende cerca de 23 municípios, além da capital paulista.

A notificação diz respeito aos apagões ocorridos no dia 3 de novembro de 2023 em todo o estado de São Paulo. Na ocasião, cerca de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas negativamente, o que causou o prejuízo de R$ 126 milhões para o setor, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Ainda de acordo com a organização, mais de 800 mil estabelecimentos comerciais ficaram sem energia e prejudicou diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas.

À época, a Enel anunciou um pacote de medidas para reduzir os danos causados pelo apagão. Entretanto, tal ação foi restringida à clientes cadastrados no programa Tarifa Social que ficaram mais de 48 horas sem energia elétrica.

O governo federal já havia indicado que cobraria a responsabilização da companhia. Além do poder executivo, o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também pediram um posicionamento na semana do ocorrido. A deputada federal Erika Hilton (PSOL) também foi outra a entrar com processo contra a empresa, exigindo o pagamento de uma multa no valor de R$ 50 milhões por cada dia do apagão.

Em nota, a Enel “informa que foi notificada hoje pelo Senacon e irá responder no prazo estabelecido”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?