metropoles.com

Empresa é condenada a entregar iPhone a ganhadora após anular sorteio

Empresa sorteou iPhone 14, entrou em contato com a ganhadora, mas depois se recusou a dar o prêmio; Justiça determinou entrega do aparelho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra um iPhone 14, da empresa Apple - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra um iPhone 14, da empresa Apple - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — Uma empresa de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, sorteou um iPhone 14 para seguidores no Instagram, avisou a ganhadora e, depois, se recusou a entregar o prêmio, alegando falha na divulgação. A sorteada entrou com uma ação na Justiça, que determinou a entrega do aparelho ou pagamento do valor correspondente.

Para participar do sorteio, bastava seguir três perfis no Instagram e responder nos comentários “eu quero um iPhone 14”. O sorteio foi realizado em 30 de janeiro e a empresa se comprometeu a entregar o prêmio até 2 ou 3 de fevereiro. Mas, depois, voltou atrás.

Segundo a Justiça, as reclamações surgiram porque o primeiro sorteio não foi feito ao vivo, por live. O resultado foi divulgado por meio de vídeo previamente gravado e, segundo a empresa, esse seria o motivo para não entregar o prêmio, porque outras pessoas passaram a se queixar da forma como apresentada a ganhadora.

O juiz Vinicius Nocetti Caparelli ressaltou que os próprios réus explicaram que foi necessário divulgar o resultado por meio de uma gravação, por causa da demora no carregamento dos comentários. “Além disso, a publicidade da promoção, em momento algum, mencionou que a divulgação ocorreria por meio de live, indicando somente a data da divulgação”, disse o magistrado.

Caparelli destacou que, ainda que houvesse alguma menção nesse sentido, a falha da empresa não poderia prejudicar a autora da ação, que preencheu todos os requisitos para participar do sorteio.

“O que ocorreu é que os réus, diante das reclamações de outros participantes, acharam por bem refazer o sorteio. Os requeridos levaram a autora de boa fé crer que receberia o prêmio ofertado, causando legítima expectativa”, afirmou, na sentença.

Segundo o juiz, caso a empresa não possa entregar o iPhone 14, deverá pagar à ganhadora R$ 5.741,00 (valor do aparelho), com correção e juros de mora de 1% ao mês.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?