Empate quádruplo pode deixar PT fora do 2º turno na terra de Lula
Último levantamento do Paraná Pesquisas mostra empate entre Marcelo Lima, Alex Manente, Luiz Fernando, e Flávia Morando em São Bernardo (SP)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Apesar do apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT tem sérias dúvidas se conseguirá colocar seu candidato no segundo turno da eleição em São Bernardo do Campo, cidade no ABC paulista onde o atual chefe do Planalto iniciou sua trajetória política e mantém até hoje seu domicílio eleitoral.
Na manhã deste domingo (6/10), Lula voltará a São Bernardo para votar no deputado estadual Luiz Fernando (PT), aposta do partido para tentar retomar o comando do município após oito anos — em 2016, o atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho, deixou a prefeitura local após dois mandatos sem conseguir eleger o sucessor.
Agora, esta missão cabe ao prefeito Orlando Morando (PSDB), que lançou sua sobrinha, Flávia Morando, pelo União Brasil, para tentar manter o poder na quarta maior cidade do estado. Ela disputa a prefeitura local contra o ex vice de seu tio, Marcelo Lima (Podemos), e o deputado federal Alex Manente (Cidadania).
Segundo o último levantamento do instituto Paraná Pesquisas na cidade, do dia 1º de outubro, há um empate quádruplo entre os principais candidatos: Marcelo Lima, com 25%, Alex Manente, 22,8%, Luiz Fernando, 21,5%, e Flávia Morando, com 19%. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
O resultado revela uma incerteza do que poderá acontecer na cidade no 2º turno das eleições 2024. Manente, que liderava as pesquisas até o último levantamento, de 6 de setembro, quando pontuou 28%, viu seu desempenho cair às vésperas da eleição, perdendo espaço para o ex-vice e ex-deputado federal Marcelo Lima.
Apoio de Lula
O nome de Luiz Fernando foi escolhido pelo PT como aposta do partido para retomar ao poder na cidade que governou por oito anos. A cerimônia de lançamento da sua candidatura, em julho, contou com a presença do presidente Lula, que se manteve próximo à disputa da cidade e chegou a enviar o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), a uma agenda eleitoral no município.
Assim como a chapa Lula-Alckmin formada na eleição presidencial de 2022, o vice de Luiz Fernando, o ex-prefeito William Dib, é do PSB. O petista começou a disputa em quarto lugar e cresceu nas pesquisas, saindo de 13% no levantamento de maio para 21,5% nesta semana. Ainda assim, a sua presença no 2º turno é incerta.
Herança de Morando
À frente da prefeitura por oito anos, a gestão do tucano Orlando Morando é bem avaliada pelos moradores da cidade — no último levantamento Paraná Pesquisas, 59,6% dos entrevistados disseram aprovar a administração, contra 37,3% de desaprovação. Mas isso não tem sido suficiente para alavancar o nome da herdeira política do prefeito. Flávia Morando deixou de ir a debates quando a gestão de seu tio se tornou alvo de críticas de todos os outros candidatos à Prefeitura, inclusive pelo ex vice do prefeito, Marcelo Lima.