metropoles.com

Embu das Artes anuncia tarifa zero nos ônibus aos fins de semana

Programa começa a valer na cidade de Embu das Artes já neste sábado (23/12); de segunda a sexta, o usuário segue pagando R$ 4 no transporte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de Embu das Artes
Imagem colorida mostra ônibus municipais da cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra ônibus municipais da cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura de Embu das Artes

São Paulo – Os ônibus municipais da cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, terão tarifa zero aos fins de semana a partir deste sábado (23/12).

A administração municipal anunciou o início do programa nesta quinta-feira (21/12). O objetivo é estimular o uso do transporte e aquecer a economia.

Em nota, a prefeitura de Embu das Artes afirma que “o início da implementação do programa de tarifa zero será bom para o comerciante, funcionário, para as empresas, para os estudantes e, principalmente, para a população que agora economizará aos fins de semana”.

De segunda a sexta-feira, assim como em feriados, o usuário continua pagando R$ 4 para embarcar.

Embu das Artes é a terceira cidade que adota a Tarifa Zero. O município de São Caetano do Sul, na região do ABC paulista, parou de cobrar a tarifa nos ônibus municipais no dia 1º de novembro. A medida teve efeito imediato e o número de passageiros mais que dobrou na cidade.

Já a capital paulista adotou a Tarifa Zero apenas aos domingos desde o dia 17 de dezembro. A Prefeitura de São Paulo anunciou que mais de 2,9 milhões passageiros utilizaram os ônibus municipais no primeiro dia do programa de tarifa zero. O número representa um aumento de 35,2% na demanda pelo transporte, de acordo com a gestão Ricardo Nunes (MDB).

A média de passageiros aos domingos era de 2,2 milhões, conforme dados da administração municipal. Na estreia do programa que isenta o valor da tarifa, foram registrados 2.974.400 passageiros.

3 imagens
Primeiro dia de Tarifa Zero na capital paulista
Prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante primeiro dia do Tarifa Zero
1 de 3

Tarifa Zero estreou no dia 17, em São Paulo

Divulgação/Prefeitura de SP
2 de 3

Primeiro dia de Tarifa Zero na capital paulista

Divulgação
3 de 3

Prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante primeiro dia do Tarifa Zero

Divulgação/Prefeitura de SP

Segundo a prefeitura, a marca de passageiros ultrapassou o patamar de antes da pandemia, que era de 2,8 milhões de usuários.

Nas regiões da periferia, o aumento foi ligeiramente maior, com 38% acima da média.

Entre os lugares com maior circulação de visitantes, estão pontos como o Sesc Itaquera e Parque do Carmo, na zona leste, e o Parque Ibirapuera, na zona sul.

O prefeito Ricardo Nunes avaliou a estreia do programa como positiva. “Os números do primeiro dia de funcionamento do Domingão Tarifa Zero indicam que a população entendeu e abraçou o projeto”, afirmou.

Em todos os casos, veículos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), trem e metrô continuam a cobrar passagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?