Em tom de deboche, humorista diz que se arrependeu de expor alunos
Humorista Gui Santana disse que se arrependeu de ter zombado dos alunos e afirmou que queria “dar uma zoada”. Ao Metrópoles, relatou ameaças
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O humorista Gui Santana publicou, na tarde desta segunda-feira (28/10), um vídeo falando sobre o caso em que ele ridicularizou alunos e trabalhos escolares, no domingo (27), após votar no Colégio Notre Dame, na zona oeste de São Paulo.
Nas redes sociais, o influenciador, que tem mais de 970 mil seguidores em seu perfil, começou o post dizendo que errou ao mostrar os desenhos dos estudantes. Segundo ele, o objetivo era “simplesmente dar uma zoada. Fazer uma brincadeira, uma brincadeira que saiu errado”.
Veja:
Em um determinado momento, ele se diz arrependido do que fez e que não buscava ridicularizar nada: “Tem gente que não gostou, claro, respeito. Tem gente que gostou, também respeito”.
Apesar disso, nos minutos finais, o humorista adotou um tom mais debochado e expôs alguns desenhos que ele mesmo fez como “homenagem à escola, aos pais, aos professores e aos alunos”.
A atitude não foi bem recebida pelos internautas e pais dos alunos. Ao Metrópoles, a jornalista Solange Bassaneze, mãe de um dos estudantes expostos, afirmou que o vídeo veio em forma de deboche e que “não representa absolutamente nada” para o pais.
“O que ele fez foi crime, ele expôs imagens de adolescentes. Ignorante da parte dele, porque ele não sabe o que é a amostra científico-cultural do colégio de Notre Dame, é uma amostra muito bem construída”, afirmou.
Ao Metrópoles, o humorista reforçou o pedido de desculpas e contou está sofrendo ataques e ameaças.
“Me atacaram bastante. Inclusive ameaça de morte, pedindo para que eu me suicide, que eu tenho que parar de fazer isso, que eu tenho que morrer, que eu tenho que parar de arrumar emprego, que eu não vou conseguir nada. Só destinando ódio. O tribunal do ódio destila ódio”, afirmou Gui Santana.
Colégio repudia
Em nota, o Colégio Notre Dame repudiou o ocorrido e definiu a atitude do humorista como “arbitrária, irresponsável, ofensiva e constrangedora”.
A direção da unidade de ensino ainda lamentou o episódio e disse que “já está trabalhando, por vias legais, para que o humorista seja responsabilizado pelo ato”.
Os pais do alunos também se incomodaram com os comentários de Gui Santana. Solange Bassaneze contou que o sentimento da comunidade escolar do colégio é de “revolta e indignação”. Segundo ela, a nota da escola representou muito bem o que os responsáveis sentiram a respeito do caso.
Ainda de acordo com a responsável, os adolescentes expostos estão tranquilos com o ocorrido: “Alguns alunos nem se importaram tanto que foram expostos, como o meu filho. Ele falou ‘mamãe, eu sei que ele vai ser punido, eu sei o que ele fez’”.
Os responsáveis ressaltam que o humorista infringiu leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ao expor os alunos.
Na noite desta segunda (28), o colégio fará uma reunião virtual para atualizar os pais dos envolvidos a respeito das medidas que serão tomadas sobre o caso.