Em meio a flerte com Tabata para 2024, Datena pede desfiliação do PDT
Após 8 meses no PDT, Datena pede para deixar o partido em meio a conversas para integrar a chapa de Tabata Amaral à Prefeitura de SP em 2024
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O apresentador José Luiz Datena pediu para se desfiliar do PDT no início desta semana em meio a negociações para ser o vice na chapa da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024.
O Metrópoles teve acesso à carta com o pedido de desfiliação enviado por Datena ao diretório municipal do PDT na segunda-feira (13/11). No texto, o apresentador alega “motivos de ordem pessoal” para deixar o partido e pede que a desfiliação seja imediata.
No entanto, passados quatro dias, Datena ainda consta como filiado ao PDT no sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Procurado pela reportagem, o partido não se manifestou sobre o assunto.
O apresentador havia se filiado à legenda em março deste ano, após quase um ano no Podemos.
Datena mira vice de Tabata
A proposta para ser vice de Tabata Amaral, segundo aliados da deputada federal, partiu do próprio Datena. Inicialmente, PSB e PDT discutiam uma aliança que fosse válida também para as eleições municipais de Fortaleza e do Recife.
No entanto, o apresentador vinha sendo cortejado para deixar o partido e se filiar ao PSB, numa tentativa da sigla de obter uma chapa “puro-sangue” na capital paulista.
Para aliados de Tabata, a presença de Datena tem potencial para alavancar a candidatura da deputada, que ainda é pouco conhecida pelos eleitores da capital, de acordo com as pesquisas eleitorais mais recentes.
Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em setembro deste ano, Tabata figura em terceiro nas intenções de votos dos eleitores para a disputa à Prefeitura em 2024. O deputado federal Guilherme Boulos (PSol) lidera a sondagem, seguido pelo prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB).