Em Lisboa, Tarcísio participa de evento com Gilmar e ministros de Lula
Em sua quarta viagem internacional, governador Tarcísio de Freitas participa de evento do ministro do STF Gilmar Mendes realizado em Lisboa
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Em sua quarta viagem internacional desde que assumiu o governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) desembarcou neste fim de semana em Lisboa, Portugal, para participar de evento liderado pelo ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
O Fórum Jurídico de Lisboa é promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, do qual Gilmar Mendes é sócio-fundador. Na Europa, o governador paulista deve jantar com o ministro do STF e também pretende fazer encontros com empresários, visitar hospitais filantrópicos e se reunir no Ministério da Educação português para tratar de parcerias.
O evento de Gilmar vai reunir o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), nove ministros do governo Lula, além dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputado, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira. O ex-presidente Michel Temer (MDB) é outra presença confirmada.
Na segunda-feira (26/6), dia da abertura, Tarcísio participa do painel “Riscos para o Estado de Direito e Defesa da Democracia”, ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). Especialistas brasileiros e de Portugal também debatem o tema na ocasião.
Investimentos
Tarcísio deve se reunir com empresários e investidores portugueses no dia seguinte. Segundo o governo, objetivo é detalhar os 17 projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas em São Paulo e que, nos cálculos da gestão paulista, podem alcançar investimentos de R$ 190 bilhões.
Os compromissos internacionais estão previstos até a quarta-feira (28/7), quando o governador encerra sua agenda em Portugal.
Em maio, Tarcísio foi a Nova York, nos Estados Unidos, também com objetivo de atrair investimentos estrangeiros para o seu plano de concessões e privatizações em São Paulo. Na ocasião, ele deu palestra e jantou com banqueiros.
Já em março, o governador esteve na Europa e tinha previsão de passar por Londres, Madrid e Paris, mas uma crise renal atrapalhou o andamento da viagem. Em janeiro, ele foi a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial.