Em 24 horas, estado de SP registrou ao menos 4 casos de feminicídio
No sábado (21/9), ao menos 4 casos de feminicídio foram registrados no estado de SP. Entre janeiro e julho, SSP contabilizou 134 casos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Polícia Civil investiga a morte de uma mulher de 21 anos ocorrida nesse sábado (21/9) no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo. Segundo a polícia, a vítima foi baleada pelo ex-namorado, também de 21 anos, no momento em que saía do apartamento. O homem está preso. O crime é um dos quatro casos de feminicídio registrados no estado paulista nas 24 horas do último sábado.
Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência no local, na Rua Doutor José Serra Ribeiro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a jovem foi socorrida ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a perícia foi acionada e o caso foi registrado como feminicídio na 6° Delegacia de Defesa da Mulher. Um inquérito policial foi instaurado na mesma unidade policial.
Segundo a SSP, o autor do crime se apresentou na unidade e confessou o crime. A polícia pediu a prisão temporária dele à Justiça, que acatou o pedido.
Feminicídio em Osasco
Também no sábado, um homem de 29 anos matou a facadas a ex-companheira, de 32 anos, no salão de beleza onde ela trabalhava, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Ele ainda feriu outra mulher, de 37, antes de fugir do local.
Imagens mostram o momento em que Luiz Victor Ortega Xavier entra no salão e vai em direção a Luana Ferreira, que trabalhava como manicure. O homem ignora a presença de outras funcionárias e clientes e desfere 15 facadas na vítima.
Veja:
Depois de esfaquear a ex-companheira, ele corre de volta para rua e ainda dá uma facada em uma cliente durante a fuga. Câmeras de segurança da avenida Flora, no bairro Jaguaribe, mostram Luiz Victor deixando o salão sozinho. Em seguida, ele entra em um carro, que estava estacionado em uma travessa da avenida, e foge.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), o Samu constatou a morte de Luana ainda no local. A cliente atacada na fuga foi socorrida e liberada.
A Justiça aceitou o pedido de prisão temporária de Luiz Victor. Segundo a SSP, a polícia segue com as buscas para localizar o suspeito. O caso foi registrado como tentativa de crime consumado de feminicídio e tentativa de homicídio no 5º DP de Osasco.
Feminicídio em Socorro
Em Socorro, no interior de São Paulo, uma mulher de 44 anos foi encontrada morta por guardas municipais dentro de casa na manhã do sábado. O corpo estava coberto em cima de uma cama, com manchas de sangue.
Segundo informações da EPTV, o companheiro da vítima ligou para a assistência social e confessou o crime. Ele fugiu do local e segue foragido.
A casa fica no bairro Livramento, na área rural de Socorro. A vítima foi identificada como Margarida da Rocha Moreira.
Segundo a SSP, policiais militares apuraram que o marido da mulher seria o autor do crime. O caso foi registrado como feminicídio na Delegacia de Serra Negra, que solicitou perícia ao local e exames de IML.
Feminicídio em Carapicuíba
Um guarda civil metropolitano atirou na própria esposa, na noite de sábado, e cometeu suicídio em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Eles foram socorridos para o Hospital Geral de Carapicuíba. A mulher teve alta na manhã desse domingo (22/9), mas o GCM não sobreviveu.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a ocorrência foi inicialmente atendida pela Guarda Civil, que, ao se deparar com o casal baleado, acionou a polícia.
Um veículo que estava próximo ao local foi atingido pelos disparos. A arma de fogo foi apreendida e a perícia, acionada.
O caso foi registrado como tentativa de feminicídio e suicídio consumado no 1° DP de Carapicuíba. A equipe de investigação trabalha para entender o que teria motivado o crime.
O corpo do GCM, que não teve a identidade divulgada, será submetido a exame necroscópico e toxicológico para verificar se houve consumo de entorpecentes.
Feminicídio no estado
Segundo dados da SSP, o estado de São Paulo registrou 134 casos de feminicídio entre janeiro e julho deste ano, o que representa um aumento de 8,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando 123 casos foram notificados.
Em todo o ano de 2023, foram registrados 221 casos de feminicídio no estado paulista.
Confira os dados por mês em 2024:
- Janeiro: 23
- Fevereiro: 27
- Março: 23
- Abril: 15
- Maio: 20
- Junho: 13
- Julho: 13
- Total: 134
Confira os dados por mês em 2023:
- Janeiro: 18
- Fevereiro: 25
- Março: 18
- Abril: 19
- Maio: 21
- Junho: 10
- Julho: 12
- Agosto: 19
- Setembro: 24
- Outubro: 15
- Novembro: 14
- Dezembro: 26
- Total: 221