metropoles.com

Eleitor de SP é mais de direita do que de esquerda, aponta Datafolha

Datafolha aponta que 28% dos moradores se consideram direitistas, enquanto 21%, esquerdistas; os petistas são 31% e os bolsonaristas, 18%

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Homem negro próximo à bandeira do Brasil pendurada
1 de 1 Homem negro próximo à bandeira do Brasil pendurada - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo — Um levantamento feito pelo Instituto Datafolha aponta que 28% dos moradores da cidade de São Paulo se autointitulam direitistas, contra 21% que se consideram esquerdistas. Em relação aos anos anteriores, os dados apontam para um crescimento na esquerda e a redução daqueles que não se posicionavam politicamente.

A pesquisa, coletada entre 27 e 28 de maio e publicada nessa segunda-feira (3/6), investigou o posicionamento político dos moradores da capital, que foram divididos entre os que se consideram de direita (28%), centro-direita (12%), centro (22%), centro-esquerda(10%), de esquerda (21%) e aqueles que não sabem (8%). A centro-direita junto com a direita representam 40%, enquanto que a centro-esquerda com a esquerda, 31%.

A margem de erro é de três pontos percentuais para cima e para baixo.

Em relação às pesquisas feita nos últimos anos, os números indicam um avanço do campo político da esquerda na capital: em agosto de 2003, 13% dos moradores de São Paulo se identificavam com o campo, passando para 16% em agosto de 2006, 14% em abril de 2013, até chegar em 21% em maio de 2024.

Do outro lado do espectro político, a direita era 27% em 2003, depois, agosto de 2006  e em abril de 2013 se manteve na faixa dos 20%, para agora passar aos 28%.

Em relação última pesquisa, a redução maior aconteceu entre aqueles que não se posicionavam, saindo de 16%, de agosto de abril de 2013, para 8% neste ano. Reduziram também os paulistanos dos campos intermediários: a centro-direita saiu de 14% para 12%, o centro, de 24% para 22%, e a centro-esquerda se manteve em 10%.

Bolsonaristas e petistas

A pesquisa Datafolha também perguntou aos moradores sobre sua identificação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o Partido dos Trabalhadores, do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sçao 19% os moradores da capital se disseram bolsonaristas, valor abaixo da média nacional de 22%. Já os petistas representam 31%, valor um pouco à frente da média do país de 30%. Os neutros, por sua vez, são 23% dos paulistanos – proporção maior que a de 21% no restante do pais.

A pesquisa ouviu 1.092 eleitores da capital e está registrada com o código 08145/2024 na Justiça Eleitoral.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?