Eleições em SP: urnas do 1º turno começam a ser preparadas nesta terça
Justiça Eleitoral dá início ao processo de geração de mídias, carga e lacração das 114.740 urnas eletrônicas do estado, 30 mil só na capital
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Justiça Eleitoral de São Paulo começa a preparar, às 11h desta terça-feira (24/9), as urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno das eleições municipais, que acontece no dia 6 de outubro. No total, 114.740 equipamentos passarão pelos processos de geração de mídias, carga e lacração — são 30 mil apenas na capital.
A cerimônia pública para o início dos trabalhos vai acontecer nos cartórios eleitorais e postos de atendimento. A formalidade consiste na inserção, através das mídias, dos sistemas eleitorais e dos dados de eleitores e candidatos nas máquinas. Além disso, também é realizado o teste de funcionamento das urnas. Após a preparação, os equipamentos são lacrados por selos produzidos pela Casa da Moeda.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, o processo deve terminar no dia 4 de outubro, antevéspera do primeiro turno. Representantes do Ministério Público de São Paulo (MPSP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de partidos políticos e de federações e coligações podem inspecionar a preparação.
As entidades fiscalizadoras que estiverem presentes na cerimônia podem checar a integridade e a autenticidade dos sistemas eleitorais, a regularidade dos procedimentos, os dados das urnas e a colocação dos lacres. A inspeção pode ser feita por amostragem em até 6% dos equipamentos.
O TRE-SP relembra que qualquer cidadão ou cidadã pode acompanhar o processo. Para isso, é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto em qualquer cartório eleitoral do estado. Depois da cerimônia, as urnas ficarão armazenadas e serão transportadas, na véspera das Eleições, para os locais de votação. Os equipamentos são programados para só funcionar durante o dia e horário do pleito.