metropoles.com

Eleições para Conselho Tutelar têm mais de 1.200 candidatos em SP

Votação para definir novos conselheiros acontece neste domingo (1/10) em 325 pontos da cidade; paulistanos com mais de 16 anos podem votar

atualizado

Compartilhar notícia

Free Images
Imagem ilustrativa de criança sentada no chão - Metrópoles
1 de 1 Imagem ilustrativa de criança sentada no chão - Metrópoles - Foto: Free Images

São Paulo – Mais de 1.200 candidatos disputam neste domingo (1/10) as eleições para o Conselho Tutelar na cidade de São Paulo. Os eleitos vão ocupar as 260 vagas abertas e serão responsáveis por acompanhar as crianças e adolescentes da capital paulista.

Todo paulistano com mais de 16 anos e que esteja com a situação eleitoral regularizada pode participar da votação na subprefeitura onde tem o seu título cadastrado.

Para participar do pleito, é preciso apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Cada pessoa pode escolher até cinco candidatos na urna eletrônica.

A votação acontecerá em 325 escolas e faculdades da cidade entre 8h e 17h. A lista com os locais e os candidatos está disponível no site da Prefeitura de São Paulo. Nas últimas eleições, 150 mil pessoas votaram nos candidatos que concorreram às vagas.

Importância do Conselho

Os Conselhos Tutelares foram criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 e têm como função zelar pelo cumprimento dos direitos dessa população. Na cidade de São Paulo, crianças e adolescentes correspondem a 23% dos moradores.

Para conscientizar as pessoas sobre a importância do tema, instituições ligadas aos direitos humanos lançaram a campanha “Apoiar e Proteger”, com um site que mostra qual o papel dos conselheiros e desmente crenças populares sobre o assunto, como a de que as famílias devem ter “medo” do Conselho Tutelar.

Outras iniciativas, como a plataforma “A Eleição do Ano“, criaram ferramentas de busca para que a população possa ver quem são os candidatos de sua região e suas propostas.

O mandato de um conselheiro tutelar tem duração de 4 anos e o salário em São Paulo é de R$ 4.000. Os conselheiros também recebem auxílio-alimentação no valor de R$ 550 e atendimento médico no Hospital do Servidor Público Municipal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?