Eleições em SP: quem são os candidatos à Prefeitura de Sorocaba
O atual prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, e o deputado estadual Danilo Balas disputam a prefeitura com candidatos do PT e do PCO
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Considerada um dos principais polos industriais do estado de São Paulo, Sorocaba esteve por 19 anos sob o governo do PSDB — até que, nas eleições de 2016, o partido perdeu sua hegemonia na cidade com a ascensão de novos movimentos à direita.
Cidade natal do atual secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, Sorocaba terá suas eleições municipais deste ano marcadas pela disputa entre dois partidos: o Republicanos, do governador Tarcísio de Freitas, e o Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na liderança das intenções de voto, o atual prefeito, Rodrigo Manga (Republicanos), busca a reeleição. Manga é apelido para Manganhato, sobrenome que ganhou repercussão nacional em outubro de 2023, quando ele foi até Brasília para receber um grupo de evangélicos sorocabanos resgatados da guerra em Israel pela Força Aérea Brasileira.
Na época, o prefeito levou à Câmara Municipal de Sorocaba um projeto de lei que proibia manifestações de apoio ao grupo Hamas. Manga tenta manter sua imagem associada a Tarcísio de Freitas, de quem é próximo, mas disputa a atenção do governador com seu adversário e vice-líder nas pesquisas, o deputado estadual Danilo Balas (PL).
Balas, por sua vez, já foi vereador na cidade pelo PSDB e migrou para o PSL, atual União, nas eleições de 2018. Depois, acompanhando o movimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi para o PL. Na corrida eleitoral deste ano, o deputado aposta nas bandeiras da segurança pública e do combate à corrupção, explorando sua trajetória na Polícia Federal, onde foi professor de Eduardo Bolsonaro.
A última pesquisa Paraná sobre as intenções de voto em Sorocaba, divulgada na quinta-feira (29/8), mostra Rodrigo Manga (Republicanos) com 72,1% das intenções de voto na disputa e com possibilidade de vencer no primeiro turno.
Balas e Paulinho do Transporte (PT) estão tecnicamente empatados no segundo lugar, com 6,9% e 6,1%, respetivamente. Calebe Henrique (PCO) recebeu 0,7%. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para cima e para baixo.
No cenário espontâneo, as intenções de voto para Manga, de 43,2%, é superada pelo número de eleitores da cidade que não responderam ou disseram não saber em quem votar — que alcançou 46,6%.
PT corre por fora