Eleições em SP: quem são os candidatos à Prefeitura de São Bernardo
Disputa para a Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, conta com cinco candidatos. Cidade é berço político de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Berço político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cidade de São Bernardo do Campo foi comandada pelo PT durante 24 anos, mas há oito o PSDB, com Orlando Morando, está no comando da cidade. Apesar de todo o simbolismo do município para o PT, as últimas pesquisas sugerem que o partido pode enfrentar dificuldades para colocar seu candidato, Luiz Fernando, entre os principais postulantes.
A cidade é a quarta do estado de São Paulo em número da população, com 810.729 habitantes. Localizado no ABC Paulista, o município tem grande presença das indústrias automotivas em consequência de incentivos fiscais concedidos a empresas estrangeiras que se instalaram há décadas na cidade.
A chegada das indústrias na região também teve como consequência o fortalecimento de movimentos sindicais, contexto que possibilitou o surgimento de lideranças, como o presidente Lula, que comandou o movimento de metalúrgicos.
Veja quem são os candidatos em São Bernardo:
Alex Manente (Cidadania)
Filiado ao Cidadania, Alex Manente está atualmente no seu segundo mandato como deputado federal. O parlamentar tem 45 anos de idade, mas começou cedo sua trajetória política, há 20 anos. Teve seu primeiro mandato como vereador por São Bernardo do Campo de 2005 a 2007 e também foi deputado estadual por dois mandatos.
Fazem parte da sua coligação: PP, PSD, MDB, Solidariedade, PL e PSDB, além do seu partido, Cidadania.
Líder no último levantamento do Paraná Pesquisas, Alex Manente já se candidatou outras três vezes para chefiar a cidade, mas nunca ganhou. No seu plano de governo, o candidato destaca entre suas prioridades a integração de São Bernardo do Campo com outras cidades da região metropolitana e com o governo federal.
Marcelo Lima (Podemos)
Aos 41 anos, Marcelo Lima faz parte do Podemos. Sua coligação conta, ainda, com o PRTB, PMB, Avante e Agir. O político já foi vereador na cidade e se elegeu como vice-prefeito em 2016 e 2020 na chapa de Orlando Morando (PSDB), atual prefeito de São Bernardo. Em 2022, foi eleito deputado federal. Apesar da relação com o chefe do Executivo na cidade, Orlando decidiu não apoiar Marcelo e lançou sua sobrinha, Flávia Morando, como sua sucessora.
Em novembro de 2023, Marcelo teve seu mandato de deputado federal cassado pelo TSE por infidelidade partidária. O Tribunal entendeu que a desfiliação do parlamentar, que estava no Solidariedade à época, aconteceu sem justa causa, o que é considerado ilegal.
Marcelo Lima aparece em segundo lugar no último levantamento da corrida eleitoral na cidade, divulgado pelo Paraná Pesquisas. No seu plano de governo, ele destaca a educação como tema prioritário em um futuro governo.
Flávia Morando (União Brasil)
Aos 32 anos, Flávia Morando (União Brasil) disputa pela primeira vez uma eleição. Ela é sobrinha do atual prefeito, Orlando Morando (PSDB), e trabalhou ao longo da vida como gestora dos mercados ligados a sua família.
O apoio de Orlando contraria a decisão do seu partido, que está na chapa de Alex Manente. Compõem a chapa de Flávia Morando o União Brasil e as seguintes legendas: Republicanos, PRD e Novo.
A candidata figura na terceira posição da disputa, de acordo com o último levantamento da Paraná Pesquisas. Como prioridade no seu plano de governo, aparecem políticas ligadas ao desenvolvimento econômico da cidade.
Luiz Fernando (PT)
Aposta do PT para retomar ao poder na cidade que governou por 24 anos, Luiz Fernando está no seu terceiro mandato como deputado estadual. Apesar de a cidade ser berço do partido, o candidato de 61 anos de idade não tem origem sindical, é empresário e evangélico.
O petista aparece em quarto lugar na corrida para a Prefeitura de São Bernardo do Campo, de acordo com o mais recente levantamento do Paraná Pesquisas.
Além do PT, a chapa de Luiz Fernando é composta por PC do B, PV, PSol, Rede, PDT, DC, Mobiliza e PSB.
Ele define no seu plano de governo a habitação como uma questão prioritária, a partir da ampliação da urbanização e regularização dos assentamentos em situação precária.
Claudio Donizete (PSTU)
Candidato à Prefeitura de São Bernardo pelo PSTU, Claudio Donizete foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC por dois mandatos. O partido não conta com o apoio de outras legendas.
No mais recente levantamento do Paraná Pesquisas, ele aparecia como último colocado na disputa.
No seu plano de governo, o candidato fala em uma “revolução na administração da cidade”, com o município organizado em Conselhos Populares para atender as periferias.