metropoles.com

Eleições em SP: quem são os candidatos à Prefeitura de Santo André

Seis candidatos disputam a Prefeitura de Santo André, no ABC. Nome apoiado pelo atual prefeito lidera as pesquisas de intenção de votos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução- Prefeitura de Santo André
Foto da prefeitura de Santo André- Metrópoles
1 de 1 Foto da prefeitura de Santo André- Metrópoles - Foto: Reprodução- Prefeitura de Santo André

São Paulo- Com 748.919 habitantes, Santo André, no ABC, é a quinta maior cidade do estado de São Paulo. A cidade possui um índice de escolarização de 97,4% e sua população tem idade mediana de 38 anos.

O município da região metropolitana enfrenta há anos problemas relacionados à infraestrutura, como alagamentos em dias de chuva forte. Outro desafio da nova gestão será solucionar as filas de atendimentos na rede pública de saúde.

Santo André é atualmente chefiada por Paulo Serra (PSDB), que está no seu segundo mandato e, por isso, não pode concorrer.

Veja quem são os candidatos em Santo André:

Gilvan, PSDB

Candidato apoiado pelo prefeito da cidade, Gilvan passou por diversos cargos na atual gestão, ocupando posições como diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo e secretário da Saúde do município. Aos 31 anos, esta é sua primeira eleição como candidato a um cargo na política.

Além do PSDB, apoiam sua candidatura Republicanos, MDB, Podemos, PRD, PSD, Avante, Solidariedade e Cidadania. No último levantamento do Paraná Pesquisas, ele estava na liderança da disputa.

O seu plano de governo destaca segurança pública e questões relacionadas à mobilidade urbana como prioridades de um futuro governo.

Eduardo Leite, PSB

Aos 47 anos, Eduardo Leite disputa sua primeira eleição para Prefeitura de Santo André. Antes disso, foi três vezes eleito vereador na cidade, quando ainda integrava o PT. Em 2023, anunciou sua filiação ao PSB, legenda em que concorre nestas eleições.

Além do PSB, compõem sua coligação o PMB, o União Brasil, o PP e o Democracia Cristã. Ele aparecia na segunda posição da disputa, de acordo com a mais recente pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas.

Entre suas propostas, ele destaca como prioridade o equilíbrio econômico na cidade, o acesso à educação e à moradia.

6 imagens
Coronel Sardano, candidato à prefeitura de Santo André, SP
Luiz Zacarias, candidato à prefeitura de Santo André, SP
Bete Siraque, , candidata à prefeitura de Santo André, SP
Eduardo Leite, candidato à prefeitura de Santo André, SP
Gilvan, candidato à prefeitura de Santo André, SP
1 de 6

Clenilza, candidata à prefeitura de Santo André, SP

Reprodução- TSE
2 de 6

Coronel Sardano, candidato à prefeitura de Santo André, SP

Reprodução- TSE
3 de 6

Luiz Zacarias, candidato à prefeitura de Santo André, SP

Reprodução- TSE
4 de 6

Bete Siraque, , candidata à prefeitura de Santo André, SP

Reprodução-TSE
5 de 6

Eduardo Leite, candidato à prefeitura de Santo André, SP

Reprodução- TSE
6 de 6

Gilvan, candidato à prefeitura de Santo André, SP

Reprodução- TSE

Bete Siraque, PT

Bete Siraque, 54 anos,  foi eleita vereadora pela primeira vez em 2012 e se reelegeu em 2016. Antes disso, atuou em cargos de administração do sistema educacional da cidade durante mandatos dos ex-prefeitos petistas Celso Daniel e João Avamileno.

Esta é a segunda vez que Bete se candidata à Prefeitura de Santo André. Nestas eleições, a petista elenca no seu programa de governo a justiça social como uma de suas prioridades.

Além do PT, apoiam a candidatura de Bete o PC do B, o PV, o PSol, a Rede e o PDT. De acordo com o último levantamento do Paraná Pesquisas, ela estava empatada com Luiz Zacarias, do PL, na terceira colocação da disputa.

Luiz Zacarias, PL

Vereador por cinco mandatos, Luiz Zacarias, do PL, é atual vice-prefeito de Santo André. Mas não conta com o apoio do prefeito da cidade, Paulo Serra, que optou por lançar um candidato próprio pelo seu partido, Gilvan, do PSDB.

Luiz Zacarias, 62 anos, conta apenas com o apoio do seu partido. Ele já chegou a afirmar, em março deste ano, ter a benção de Jair Bolsonaro (PL). Contudo, o ex-presidente solicitou que a campanha de Zacarias retirasse outdoors com imagens dos dois.

O seu plano de governo destaca o objetivo de gerar o desenvolvimento de Santo André com o auxílio da tecnologia. No último levantamento do Paraná Pesquisas, ele aparecia empatado com Bete Siraque, do PT, em terceiro lugar.

Coronel Sardano, Novo

Aos 65 anos, Edson Sardano é coronel da Polícia Militar e está no seu terceiro mandato como vereador pela cidade. Ele já atuou na gestão do atual prefeito, Paulo Serra (PSDB), como secretário de segurança do município.

Esta é a primeira vez que ele se candidata à prefeitura da cidade. Filiado ao Novo, sua candidatura conta apenas com o apoio da sua legenda. De acordo com o levantamento mais recente do Paraná Pesquisas, Coronel Sardano figurava em penúltimo lugar entre os concorrentes, quando a pesquisa ainda continha o nome de André do Viva, do PRTB, que acabou não seguindo na disputa.

O plano de governo de Coronel Sardano fala em um corte radical no número de cargos comissionados e destaca a medicina preventiva como prioridade em uma futura gestão.

Clenilza, PCO

Aos 63 anos, Clenilza já foi candidata a vereadora e deputada federal pelo PCO, mas nunca se elegeu. Na última pesquisa do Paraná Pesquisas, não havia a confirmação de quem seria o nome do partido para disputar as eleições, por isso Clenilza não foi incluída.

No seu plano de governo, a candidata nacionaliza os problemas do município e diz que “apenas por meio da mobilização dos trabalhadores é possível fazer um governo que defenda os interesses dos trabalhadores”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?